10 albergues em castelos na Alemanha

Sabe aqueles castelos de contos de fadas, que costumam aparecer nas animações da Disney? Embora eles pareçam apenas ficção, muitos deles existem de verdade e, o melhor de tudo: são albergues na Alemanha, onde você pode se hospedar por preços acessíveis. Dá para acreditar?

Como você vai conferir abaixo, todos estes castelos que, hoje em dia, são albergues, se tratam de construções muito antigas, de séculos atrás. Alguns são até do século 12! Outros chegaram a ser reconstruídos e, mesmo assim, têm, pelo menos, 4 séculos!

Bom, depois dessa matéria vai ser difícil alguém sustentar o argumento de que viajar para a Europa é caro, né? Pelo menos no quesito “hospedagem” dá para virar muito bem por lá sem gastar muito e, de quebra, vivendo um conto de fadas.

Já pensou em conhecer um desses castelos por dentro? Então pega papel e caneta e começa a fazer a lista de todos os albergues magníficos que você poderá conhecer e se hospedar quando for à Alemanha.

Confira 10 albergues em castelos na Alemanha:

1. Blankenheim

O castelo, construído em 1115, recebe o mesmo nome da família que o construiu. E, embora seja uma construção barroca hoje em dia, ele era originalmente um burgo medieval. Ele só se tornou albergue por volta de 1936.

2. Altena

Outro albergue em castelo que vale a pena conhecer é o Altena, uma construção alemã do século 12, que foi a morada do conde Altena-Mark. No século 17, a construção foi sede da tropa de ocupação da Prússia.

Mais tarde, em 1912, um professor, chamado Richard Schirrmann, transformou o local em alojamento para crianças e adolescentes. Foi assim que surgiu o primeiro albergue da juventude do mundo.

3. Stahleck

Também construído no século 12, às margens do rio Reno, o castelo, que abriga um albergue hoje em dia, conta com uma vista fascinante para os vinhedos que circundam a região.

4. Breuberg

O castelo, que é um albergue hoje em dia, sempre foi habitado, desde sua construção, há 850 anos. Isso, com certeza, contribuiu para a boa manutenção de suas estruturas. Mas, sobre as funções deste lugar magnífico, os registros apontam que ser um albergue não foi nada perto de tudo que já rolou por ali: já foi sede de nobres, prisão de escravos na 2ª Guerra e até uma fábrica de brinquedos.

5. Colditz

Construído em estilo renascentista, na Saxônia, o castelo ficou conhecido por ter sido usado, no regime nazista, como prisão para oficiais dos Aliados na 2ª Guerra Mundial. Hoje em dia, como um albergue, a construção tem uma função bem mais bonita, não acha?

6. Ortenberg

Construído nos séculos 11 e 12, em Ortenau, na Floresta Negra, o castelo tem quatro torres magníficas. O problema é que, em 1678, o símbolo da acabou sendo destruído, mas, no século 19, foi reconstruído em estilo neogótico.

7. Wildenstein

Outro dos albergues mais magníficos da Alemanha, o Wildenstein foi construído em 1554. E, apesar da construção ser magnífica, o que mais impressiona nele é a área externa: ele fica sobre rochas e tem de ser acessado por uma ponte de 20 metros de comprimento.

8. Augustusburg

Mais um dos albergues que você precisa conhecer na Alemanha? Com certeza, o de Augustusburg. O albergue ocupa parte do prédio renascentista construído em 1572 no estado da Saxônia, que serviu de castelo de caça e de festas. Hoje, são oferecidos ali banquetes medievais, além de abrigar vários museus.

9. Heldrungen

Com muita água em volta, o castelo fica no estado da Turíngia. Ele é a única fortificação em arquitetura francesa na Alemanha que permanece intacta.

10. Monschau

Paredes de pedra e um ambiente rústico que remonta à Idade Média. Além de lindo, o Monschau, na cidade de Monschau, fica na fronteira da Alemanha com a Bélgica.

E, então, qual desses albergues você gostaria de conhecer primeiro? E, falando em albergues e abrigos interessantes, estes outros também são, mas de um jeito totalmente diferente: 8 hotéis mal assombrados para se hospedar ao redor do mundo.

Fonte: DW