10 raças de cachorro que vivem mais tempo

Se você tem ou já teve um cachorro, com certeza, deve amá-lo como a um membro de sua família e sabe que a perda dos companheiros caninos pode ser muito dolorosa. É por isso que algumas pessoas, na hora de escolher um cãozinho, preferem alguma das raças de cachorro que vivem mais tempo.

Claro que, o tempo de vida de um animal depende muito de suas condições de vida, alimentação, cuidados e, claro, do estado de saúde dele, mas, como você já viu aqui, a maioria não ultrapassa um tempo médio de vida. Algumas raças, entretanto, podem ter um tempo de vida “assustadoramente” maior que outras, sabia?

Um bom exemplo disso são os Pug, Dachshund, Spitz Alemão, Maltês, entre outros. Geralmente, as raças de menor porte vivem mais tempo que as de grande porte, embora isso não seja uma regra, já que depende muito da forma como o animal envelhece, como já dissemos.

Mas, chega de conversa e vamos ao que interessa. Se quiser descobrir se o seu amiguinho está entre as raças de cachorro que vivem muito, não deixe de conferir a lista abaixo.

Confira 10 raças de cachorro que vivem mais tempo:

1. Pug

A expectativa de vida dos pugs é de 13 anos, podendo chegar até os 14. Isso porque o maior dos problemas da raça costuma ser o respiratório, por causa do focinho achatado. No entanto, já existem tratamentos eficazes para isso.

2. Schnauzer Miniatura

Eles vivem até 14 anos. Embora a idade costume pesar na parte física do animal, a verdade é que ele permanece um ótimo companheiros, ativos e brincalhões, mesmo na velhice.

3. Boston Terrier

Eles costumam viver entre 13 anos, mas alguns chegam aos 15º aniversário. O maior problema da raça, assim como no caso dos pugs, é o focinho achatado e problemas respiratórios, além de surdez e cegueira, o que não costuma levar ao óbito do animal.

4. Dachshund

Também chamados de salsinha, essa é uma das raças de cachorro que vive mais tempo. Especialistas dizem que eles podem ficar até 15 anos ao lado de seus donos, sendo que os principais problemas que os acometem na velhice é a doença do disco intervertebral.

5. Lhasa Apso

Outro tipo de companheirinho que vive bastante é o Lhasa Apso. Eles costumam viver até o 15º aniversário, já que o que mais acomete a raça, na velhice, são doenças não fatais, como luxações e outros problemas pequenos.

6. Spitz Alemão (ou Lulu da Pomerânia)

Eles também são uma ótima opção se você quer ter um companheiro canino por um longo tempo e vivem aproximadamente 15 anos. Assim como o Lhasa, as luxações são as complicações mais frequentes quando eles começam a ficar velhinhos.

7. Beagle

Por serem gulosos, os beagles costuma lidar com a obesidade e com alguns tipos de alergias, mas nada que possa comprometer a vida deles. Por isso, é comum que os beagles vivam até 16 anos, embora já tenha caso em que um beagle viveu 29 anos, nos Estados Unidos.

8. Maltês

Eles são fofíssimos e vivem muito, tanto que podem chegar aos 18 anos tranquilamente. A melhor parte é que eles não costumam sofrer com muitas modificações genéticas durante o desenvolvimento, por isso, normalmente não contam com grandes complicações relacionadas à saúde.

9. Poodle

Além de serem considerados os mais inteligentes do mundo, os poodles também fazem parte das raças de cachorro que vivem mais tempo. Eles costumam viver 18 anos ou mais um pouco, apesar da adenite sebácea, da torção gástrica ou da Doença de Addison que costuma aparecer com a idade.

10. Chihuahua

Outra das raças de cachorro que vivem mais tempo são esses pequeninos aqui. A média de vida é de 20 anos, com poucas complicações na saúde.

E, falando em nossos amigos de quatro patas, não deixe de conferir ainda: 17 melhores raças de cães para apartamento.

Fonte: Canal do Pet