10 sinais de alerta que suas unhas podem mostrar

A menos que você seja mulher, é possível que você não dê muita atenção às suas unhas, não é mesmo? A maioria das pessoas, por exemplo, só olham para essa parte do corpo na hora de cortar e limpar, o que acontece raras vezes durante um mês, não é mesmo?

Se esse for seu caso, acredite, você deveria prestar mais atenção à aparência natural de suas unhas. Isso porque, elas podem dar alertas sobre como anda sua saúde.

Aliás, conforme a sabedoria popular, as unhas podem realmente ser encaradas como “termômetros” de nosso organismo. É por elas que descobrimos, antes mesmo de qualquer exame, que nossa alimentação precisa ser melhorada ou que algo não está dentro dos conformes em nosso corpo.

Por exemplo, se suas unhas quebram sempre, como acontece com a maioria das pessoas por aí, este pode ser um sinal de que você está usando muitos produtos químicos. E o que dizer daqueles risquinhos brancos que quase todo mundo tem? Eles são, na verdade, alertam para o baixo índice de proteína em seu organismo ou até mesmo para problemas nos rins e no fígado.

Interessante, não? Abaixo, na lista, você aprende mais sobre o que suas unhas estão tentando dizer sobre você.

Confira 10 sinais de alerta que suas unhas podem mostrar:

1. Amareladas ou esbranquiçadas

Se amarelas, elas podem indicar doenças pulmonares ou acúmulo de líquido linfático no organismo. Já, no caso das unhas esbranquiçadas, pode ser um sinal de exposição prolongada a substâncias químicas. Neste último caso, melhor usar luvas, já que substâncias químicas podem afetar o organismo.

2. Sulcos ou linhas de Beau

Ranhuras, depressões e sulcos nas unhas podem surgir depois de lesões, como uma batida forte; ou a doenças, como sarampo, caxumba e até mesmo descontrole na diabetes. Essas marcas também podem indicar que seu corpo está com quantidades insuficientes de zinco.

3. Pontos de hemorragia

Pequenos pontos e linhas marrons ou avermelhados abaixo das unhas podem ser sinal de leves hemorragias, muitas vezes causadas por vasos sanguíneos rompidos. Mas isso não é algo comum. Segundo médicos, esse pode ser sintoma de psoríase, lúpus ou até mesmo doenças do coração.

4. Linhas brancas ou de Muehrcke

Essas linhas são um dos sinais mais comuns nas unhas das pessoas e têm também um significado especial a respeito da saúde. Especialistas dizem que elas podem indicar níveis baixos de proteína e até mesmo doenças em órgãos como os rins e o fígado. As linhas também são comuns em pessoas que fazem quimioterapia.

5. Unhas grossas

Conforme especialistas, este não é um sinal de uma condição médica, mas pode indicar a presença de fungos nas unhas. Isso também pode ser um alerta natural de envelhecimento e até mesmo de problemas de pressão.

6. Quebradiças

Se suas unhas dificilmente permanecem inteiras, sem quebrar, esse pode ser um sinal de que você está mantendo contato frequente e prolongado com substâncias químicas, como detergentes e até mesmo o esmalte de unha. Entretanto, este também pode ser um alerta de infecção por fungos ou até mesmo problemas na tireoide.

7. Concavas

Unhas em formato de colher, como na foto, podem ser sinal de uma pequena curvatura inteira. Mas elas também indicam deficiência de ferro, doenças no fígado, como hemocromatose; doenças cardíacas ou problemas hormonais, causados por descontrole na tireoide.

8. Esféricas

Pontas dos dedos avantajadas, com unhas esféricas podem se tratar de um sinal de fibrose pulmonar, asbestose e outras doenças relacionadas ao pulmão.

9. Levemente esburacadas

Este não costuma ser um sinal de nada grave, mas pode ser o resultado de psoríase, artrite ou alopecia.

10. Linhas escuras

Estes sim pode ser sinais de alerta. Conforme especialistas, esse tipo de linhas costumam indicar melanoma, um tipo de câncer de pele extremamente agressivo.

E aí, identificou algum desses sinais em sua unha? Se a resposta foi positiva, não entre em pânico, procure um médico o mais rápido possível. Somente um profissional poderá dizer se você está com algo errado no organismo.

Agora, já que estamos falando em saúde e em sinais que o corpo dá quando algo vai mal, não deixe de conferir ainda: Como identificar sinais de infarto, AVC e outras doenças em seus pés.

Fonte: Tudo Interessante, Diply