11 truques de limpeza que vão transformar a hora da faxina

Ninguém gosta de fazer faxina e, se pagar uma ajudante domésticas ou mesmo uma diarista está fora de suas possibilidades financeiras, acredite, você precisa aprender alguns truques de limpeza. Isso porque, apesar de ser ruim sempre ter que gastar parte de seu tempo faxinando, a verdade é que dá para deixar a vida mais fácil.

Aliás, não só mais fácil. Com os truques de limpeza que você está prestes a conhecer, você também vai conseguir poupar muito dinheiro, já que vai parar de comprar pilhas e mais pilhas de produtos de limpeza.

Como isso é possível? Se você está se perguntando isso, saiba que a resposta é fácil: tudo o que você precisa, de verdade, para fazer a faxina mais eficiente de sua vida está no armário da cozinha.

O quê? Não acredita? Então experimente nossos truques de limpeza e algumas misturas com vinagre, limão, bicarbonato de sódio e até mesmo vodca. Dá para acreditar nisso?

Inicialmente, a gente sabe que tudo pode parecer uma grande piada, mas esses produtos, ou ingredientes, como você, provavelmente, os via antes; são capazes de uma limpeza profunda, com resultados difíceis de se conseguir, mesmo com os produtos mais famosos do mercado. Quer ver?

11 truques de limpeza que vão transformar a hora da faxina:

1. Vidros e espelhos

11

Nada de água para fazer esse tipo de limpeza. Vinagre puro, direto sobre a superfície e um pano macio, que não deixe fiapos. Essa é receita para o vidro mais limpo que você já viu em sua vida.

2. Louças e cristais

10

Para tirar a mancha opaca de louças, como pratos do dia-a-dia; e peças de cristais, como taças; tudo que você precisa fazer é preparar aquecer dois copos de vinagre e deixar a peça de molho aí. Depois de alguns minutos, lavá-la. Esse, com certeza, é um dos truques de limpeza mais simples e eficientes que você já viu.

3. Panelas queimadas

7

Para tirar aquela crosta escura de panelas queimadas, é só usar um copo de vinagre com água suficiente para cobrir a mancha e deixar que a mistura ferva em fogo baixo. Logo depois, junto duas colheres de bicarbonato de sódio a esse líquido, ainda quente, e espere esfriar. Depois é só lavar.

4. Lavabos

9

Sabe as manchas de gordura, opacas, que ficam no lavabo? Elas são facilmente removíveis se você usar a metade de um limão com sal para esfregar a superfície do lavado. Então, é só usar um pano úmido para limpar o sal e o sumo da fruta.

5. Duchas

8

Se os buraquinhos do chuveiro ou da ducha entupiram, o vinagre pode resolver o problema… mais uma vez. Basta colocar o produto em um saco plástico e prendê-lo à ducha com um elástico, de forma que os buraquinhos fiquem em contato direto com o líquido. Deixe o vinagre agir por uma noite e pronto.

6. Manchas de gordura em tecidos

4

Esse sim é um dos truques de limpeza que você vai querer ter conhecido antes. Isso porque, para retirar manchas de gordura de tecidos, tudo que você tem a fazer é esfregar giz branco no local e esperar alguns minutos. Depois é só soprar, que todo o giz sal facilmente. Caso seja necessário, repita o processo.

7. Retirar pelo de animais de tecidos

6

Chega de comprar escovinhas especiais e outros artefatos que pouco adiantam. Se precisar remover pelo de animais de sofás, outros móveis de tecido e roupas, coloque uma luva de borracha umedecida e passe sobre o local. Os pelos saem como mágica. Mas isso você já viu nessa outra matéria aqui, não é mesmo?

8. Secar o interior do tênis

5

Sabe quando só o interior do tênis demora para secar? Uma forma de acelerar esse processo é colocando bolas de jornal amassadas dentro dele e esperar.

9. Prata

2

Precisa limpar joias ou outras peças de prata? Cubra o fundo de um recipiente junto com papel alumínio e, então, dissolva aí dentro, meia xícara de chá de bicarbonado de sódio em água quente. Não use muita água, apenas o suficiente para conseguir uma mistura líquida, mas bem branca.

As peças de prata devem ficar de molho nessa mistura por 30 minutos. Em seguida, é só secar com um pano seco.

OBS: Peças de prata, banhada em ródio (um metal precioso, da família da platina) podem estragar nesse processo.

10. Manchas no colchão

1

Junte três medidas de água e uma medida de vodca. Use um vaporizador para borrifar o líquido sobre o colchão. Uma boa esfregada ajuda a limpar mais rápido. Depois, é só esperar que o líquido evapore.

Nessa outra matéria, você vai descobrir outras incríveis utilidades da vodca que você jamais poderia imaginar.

11. Micro-ondas

3

Se o micro-ondas estiver sujo por dentro, a melhor forma de limpá-lo com uma mistura de água e meio limão. Leve a mistura ao micro-ondas, em um recipiente que permita isso; e deixa que a água ferva.

Em seguida, desligue o aparelho e deixe a vasilha com a mistura lá por mais alguns minutos, até que o interior esfrie totalmente. Em seguida, limpe a sujeira das paredes do forno com um pano.

Mas, se quer mesmo se livrar da sujeira, você precisa ver, nessa outra matéria, o que você jamais deve colocar no micro-ondas.

E, por falar em truques de limpeza, essa outra matéria pode ajudar bastante a manter as coisas limpas: 15 truques para organizar melhor o quarto, as gavetas e o armário.

Fonte: LifeHacker