13 imagens que revelam como os animais enxergam o mundo

Você já se perguntou como os animais enxergam o mundo? Será que a visão deles é parecida com a nossa? Será que é mais privilegiada ou menos eficiente que a nossa? Se você sempre quiser descobrir essas coisas, essa é sua grande oportunidade.

Como você vai ver na lista abaixo, cada animal vê o mundo de uma maneira diferentes. Segundo testes e estudos científicos, dependendo da espécie, alguns bichos são capazes até mesmo de enxergar cores que não vemos e a luz ultravioleta. Dá para acreditar?

Mas, obviamente, existem desvantagens na visão de alguns animais. Muitos deles não conseguem ver as cores como elas realmente são e tem aqueles que também não conseguem enxergar durante o dia e se orientam apenas por noções de movimento. Esse último, aliás, é o caso das cobras.

Abaixo é possível conhecer, detalhadamente, um pouco mais sobre como os animais enxergam tudo à sua volta. Com certeza, você não imaginava metade da realidade como ela é.

Confira 13 imagens que revelam como os animais enxergam o mundo:

1. Gatos e cachorros

Como indicam estudos, os cães e os gatos têm a visão muito mais fraca que a nossa e não são sensíveis à grande parte dos tons existentes por aí. Ou seja, eles enxerga de o mundo menos colorido. Mas, em compensação, eles têm uma visão noturna invejável, contam com uma ótima noção de perspectiva, profundidade e movimento.

2. Peixes

Outra coisa interessante sobre como animais enxergam é descobrir que alguns deles podem ver a luz ultravioleta. Esse é o caso dos peixes, por exemplo, que são sensíveis a esse tipo de luz e, de quebra, ainda vêem tudo em outros tamanhos, mais ou menos do jeito da foto.

3. Aves

Explicando de uma forma mais simples, as aves contam com uma visão mais aguda que a humana. Mas, claro, isso depende muito da espécie. As aves noturnas, por exemplo, enxergam melhor quando não há luz. As diurnas, por outro lado, enxergam tons de cores e luzes ultravioleta que os humanos não podem ver.

4. Cobras

Outros animais que não enxergam muito bem são as cobras, porém, à noite, elas podem ver a radiação térmica. Aliás, segundo estudiosos, elas conseguem ver a radiação 10 vezes melhor que os dispositivos infravermelhos modernos, usados pelo exército, por exemplo.

Na luz do sol, por outro lado, elas reagem mesmo ao movimento. Se a presa se mexe, ou quando se sentem ameaçadas, elas atacam.

5. Ratos

Se existe um ponto interessante em descobrir como os animais enxergam é saber que, em alguns casos, cada olho deles se mexe separadamente. Dá para imaginar em como isso deve ser psicodélico?

Com os ratos, por exemplo, eles vêem duas imagens ao mesmo tempo. Além disso, para eles o mundo é mais borrado e lento, com tons azulados e esverdeados.

6. Vacas

Outros bichos que enxergam as coisas completamente diferentes de nós são os bovinos. As vacas, aliás, não vêem o verde. Para elas, tudo está em tons de laranja e vermelho. Elas também percebem tudo de uma forma aumentada.

7. Cavalos

Por contar com olhos laterais, o cavalos contam com uma espécie de ajuda extra contra os perigos. A desvantagem é que eles nem sempre conseguem ver o que está a frente. Sobre os tons, o mundo é um tanto mais pálido para o equinos.

8. Abelhas

As abelhas também têm uma visão distorcida da luz e das cores. Elas conseguem perceber a luz três vezes mais rápido que o ser humano e enxergam também os raios ultravioleta, o que é impossível para nós.

9. Moscas

Por contarem com olhos compostos, as moscas vêem as coisas como se fossem constituídas de milhares de pequenos quadros ou retalhos. Os pequenos olhos delas também enxergam a luz ultravioleta e tudo parece mais lento para elas.

10. Tubarões

Eles não enxergam as cores, mas, em compensação, têm uma grande sensibilidade debaixo d’água. Qualquer mínimo movimento dentro nas proximidades é captado pelos sentidos e pela visão dos tubarões.

11. Camaleões

Como os animais enxergam quando conseguem mover cada olho separadamente? Isso acontece no caso dos camaleões, por exemplo, e permite que eles vejam tudo em 360 graus. As coisas em volta ficam misturadas, mais ou menos como na foto.

12. Lagarto Gekkota

Os olhos desses lagartos são quase como câmeras de visão noturna, o que dá a eles uma incrível vantagem à noite. Isso dá a eles uma visão noturna 350 vezes mais que nítida que a dos humanos.

13. Borboletas

Apesar de serem belas e coloridas, as borboletas não são capazes de enxergar nem mesmo as cores de suas companheiras de espécie. Mas, apesar da visão bem fraquinha, elas podem ver cores que o ser humano não é capaz de enxergar, além da luz ultravioleta.

Incrível notar a diferença entre como os animais enxergam e como nós enxergamos, não? Mas, claro, existe exceções com relação aos daltônicos, como você confere a seguir: Como os daltônicos enxergam as cores?

Fonte: Incrível, Depositphotos