20 expressões da internet que já chegaram aos dicionários

Pare um momento e reflita: quantas expressões da internet você já usou, de forma escrita ou falada, somente hoje? Baixar, tuitar, deletar, emojis, lacrar, dentre outras palavras se tratam de gírias que nasceram na internet e que praticamente todo mundo usa e conhece o significado hoje em dia.

E, como não poderia ser diferente, algumas desses expressões da internet mais populares já estão nos dicionários pelo mundo.

Na lista abaixo, como você vai ver, listamos algumas gírias online que estão em dicionários tradicionais brasileiros, como o Aurélio; e outros renomados fora do Brasil, como Michaelis, por exemplo.

O mais interessante disso tudo é que alguns dicionários no ambiente online, e até mesmo alguns dicionários físicos, mas mais descontraídos do estrangeiro; já incluem e definem até mesmo expressões abreviadas, como OMG e LOL. Interessante, não?

Como uma palavra entra para o dicionário?

Mas, antes de conferirmos a lista de expressões da internet que já foram oficializadas, é interessante entender também como as palavras são inclusas nos dicionários.

Para quem não sabe, o processo começa quando os lexicógrafos, profissionais especializados nesse ramo, percebem ou vão à caça de novos termos ou significados para palavras que já existem nos meios de comunicação tradicionais e na internet.

Quando esse novo termo é identificado, ele é catalogado, bem como seu significado e contexto mais usado. Conforme especialistas, esse registro é chamado formalmente de citação.

De forma geral, quanto mais citações o termo analisado tiver, de um número maior de fontes variadas, mais chances ele tem de ir para os dicionários. Só quando os lexicógrafos têm certeza que a palavra passou a ser popularmente usada é que ela é formalizada.

Esse tempo de admissão de novos termos nos dicionários eram muitos maiores no passado, podendo demorar até 5 anos ou mais. Hoje em dia, no entanto, a internet tornou esse tempo de espera bem menor e as palavras entram para a linguagem formal com muito mais agilidade.

Interessante, não? Agora sim a gente pode conferir quais os últimos termos e gírias da internet que foram oficialmente reconhecidas por dicionários dentro e fora do Brasil.

Confira algumas das expressões da internet que já chegaram aos dicionários:

1. Avatar: Foto de pessoa ou animal que representa o usuário na tela do computador em chats ou games online. (Longman Dictionary of Contemporary English)

2. Baixar: Receber um arquivo através da rede mundial de computadores. (Aurélio)

3. Blogue: Página pessoa ou coletiva, atualizada periodicamente, em que os usuários podem trocar experiências, comentários, etc, geralmente relacionado a uma determinada área de interesse. (Houaiss)

4. Bug: Defeito, falha ou erro na lógica ou no código de um programa que provoca seu mau funcionamento. (Houaiss)

5. Deletar: Apagar, cancelar, suprimir (texto, arquivo, documento) / apagar da memória; esquecer.
(Michaelis)

6. Emoticon: Uma imagem feita de símbolos, como gráficos de pontuação, usada em mensagens de texto, e-mails etc., para expressar uma emoção em particular. (Cambridge Dictionary)

7. Emoji: Uma pequena imagem ou ícone usado para expressar uma ideia ou emoção na comunicação eletrônica. (Oxford Dictionary)

8. Fandom: O estado de ser muito fanático por uma equipe esportiva, banda, tipo de entretenimento etc. (Macmillan Dictionary)

9. Trollar: Zoar, irritar, chatear alguém por meio de uma zoação intensa que busca perturbar ou enfurecer a pessoa que dela é alvo. (Dicio – Dicionário Online de Português)

10. Tuitar ou Twittar: Comunicar-se por meio do Twitter. (Aurélio, com a grafia “tuitar”; e Michaelis, com a grafia “twittar”.)

11. Viral: Conteúdo espalhado rápido e amplamente ou popularizado pelas pessoas por meio da comunicação eletrônica. (Merriam-Webster)

12. Troll: Alguém que escreve comentários negativos e hostis em um site para provocar as pessoas. (Macmillan Dictionary)

13. Nude: Foto de uma pessoa despida, sem roupa. (Dicio – Dicionário Online de Português)

14. Poser: Alguém que finge ter uma qualidade ou posição social que, na verdade, não possui, normalmente para ser notado ou admirado pelas pessoas. (Longman Dictionary of Contemporary English)

15. OMG: Uma abreviação para “Oh my God” (Oh, meu Deus; em português): escrita para mostrar surpresa ou empolgação sobre algo, especialmente em mensagens de texto ou e-mails. (Macmillan Dictionary)

16. Selfie: Fotografia que uma pessoa tira de si mesma, geralmente com um celular, e publica nas redes sociais. (Michaelis)

17. Meme: Uma imagem, vídeo, pedaço de texto etc., normalmente humorístico, que é copiado e se espalha rapidamente pelos usuários da internet, frequentemente com pequenas variações.
(Oxford Dictionary)

18. LOL: Sigla para “laughing out loud”, em português “rindo alto”. (Merriam-Webster)

19. Flamer: Alguém que envia um e-mail nervoso ou insultante. (Cambridge Dictionary)

20. Lacrar: Arrasar; sair-se bem; ser bem-sucedido emalgo; obter sucesso. (Dicio – Dicionário Online de Português)

E então, conhece outras expressões da internet que já se formalizaram e que podem enriquecer nossa lista? Se sim, não deixe de nos contar nos comentários!

Agora, falando em coisas que fazem sucesso na internet, não deixe de conferir também: O real significado dos emojis que você mais usa.

Fonte: Mundo Estranho