20 famosos com deficiência auditiva que superaram suas limitações

Quando você pessoas ricas e famosas na TV ou no cinema, provavelmente, só consegue pensar no quanto elas são bonitas, bem sucedidas, arrumadas, prósperas e perfeitas. No entanto, nem toda celebridade tem uma vida assim, de contos de fadas.

Além dos problemas do dia a dia que todo mundo têm, alguns existem ainda alguns famosos com deficiência auditiva, embora pouca gente saiba de suas limitações.

Muitos, como você vai ver na lista, desenvolveram o problema desde muito cedo, ainda na infância, outros ficaram surdos ou quase devido a incidentes na vida adulta.

Mas, a melhor parte dessa matéria, como você vai perceber, é a autoconfiança e a garra desses famosos com deficiência auditiva, que não se deixaram abater pelo problema.

Todos eles, inclusive, convivem com a deficiência de forma harmoniosa e dão seu melhor para não deixar que isso interfira em suas vidas pessoais e em suas carreiras.

Veja 20 famosos com deficiência auditiva:

1. Halle Berry

A atriz é um dos famosos com deficiência auditiva dessa lista e chegou a ganhar até mesmo um Oscar.

Conforme contou em algumas entrevistas, ela perdeu 80% da audição do ouvido esquerdo depois de ser vítima de violência doméstica. No início de 1990, ela apanhou do ex-marido, que deu golpes repetidos em seu ouvido esquerdo.

2. Holly Hunter

A atriz é totalmente surda do ouvido esquerdo e, mesmo assim, tem uma lista extensa de trabalhos na TV e no cinema americanos.

3. Jodie Foster

Uma das mais famosas atrizes de Hollywood, Jodie Foster usa aparelhos auditivos e não faz segredo disso. Ela, inclusive, foi vista várias vezes em fotos usando seus aparelhos.

4. Robert Redfort

O ator perdeu 60% da audição no ouvido esquerdo. Isso aconteceu depois de uma infecção durante a filmagem do filme All is Lost, de 2014.

5. Bill Clinton

Embora não seja nenhuma celebridade Hollywoodiana, a gente pode tranquilamente incluir o ex-presidente dos Estados Unidos na lista de famosos com deficiência auditiva.

Conforme os médicos do político, ele sofre de perde auditiva nas frequências do som aguda e usa aparelho auditivos intracanal.

6. Pete Townshend

Outro da lista é o guitarrista da banda The Who. Ele sofre de surdez parcial e ouve zumbidos devido ao uso constante de fones de ouvido no volume máximo e aos longos anos de exposição à música altíssima dos shows e ensaios da banda.

7. Rob Lowe

O ator é surdo do ouvido direito desde quando era um bebê. Segundo conta, Rob sente muita dificuldade em ambientes barulhentos.

8. Jane Lynch

A atriz da série Glee também é surda do ouvido direito. Ela descobriu o problema auditivo há 7 anos, quando brincava com o irmão e ficava alternando o rádio entre um ouvido e outro. Segundo ela, nesse momento ela percebeu que só escutava com um ouvido.

9. Neil Young

Um dos melhores músicos que os Estados Unidos já teve, Neil Young também sofre com zumbido nos ouvidos. O problema é chamado de Tinnitus pelos médicos.

Embora nem sempre isso signifique perda de audição, no caso do cantor e compositor a causa são os anos dedicados à música, quase sempre alta.

10. Eric Clepton

Também devido à sua carreira, Eric Clapton também acabou desenvolvendo Tinnitus.

11. Lou Ferrigno

Desde os 3 anos de idade, o ator sofre com deficiência auditiva. O problema foi consequência de uma grave infecção auditiva, que o fez perder 80% da capacidade de ouvir.

12. Marlee Matlin

A atriz também está na lista dos famosos com deficiência auditiva. No caso dela, o problema surgiu aos 18 anos. Primeiro, ela perdeu a audição do ouvido direito e, depois, acabou perdendo também 80% da audição do ouvido esquerdo.

13. Noel Gallagher

O ator sofre com os zumbidos que já mencionamos em outros casos. Mas, segundo ela, ter o problema valeu a pena, já que o Tinnitus só apareceu devido a sua carreira na banda Oasis.

14. Ozzy Osbourne

O vocalista do Back Sabbath também não escapou do problema. Depois de 4 décadas de muito metal ele acabou com uma perda auditiva significativa nos dois ouvidos.

15. Brian Wilson

O músico não escuta quase nada do ouvido direito desde a infância. Mas, claro, isso não o impediu de fazer sucesso no mundo da música com seus companheiros da banda Beach Boys.

16. Liam Gallagher

Em uma entrevista ao jornal The Sun, em 2013, o cantor revelou que também sofre de Tinnitus. Mas, de bom humor, ele disse que não seria “estrela do rock’n’roll se não tivesse o problema.

No entanto, ela não enxerga os zumbidos como um sofrimento. Segundo contou, Liam aprendeu a lidar com a questão há muito tempo e procurou o máximo de informação que pôde sobre isso.

17. Bono Vox

O vocalista do U2 é outro dos famosos com deficiência auditiva. Assim como outros astros da música, ele sofre de Tinnitus.

Aliás, em sua canção “Staring at the Sun”, ele se refere à sensação no trecho que diz: “Tem um inseto na sua orelha, se você o ignorar ele não desaparecerá. Isso vai irritar, e queimar e atormentar”.

18. Maria Otávia Cardazzo

A atriz brasileira também conta com uma perda severa de audição e, segundo contou ao jornal Extra, faz leitura labial para atuar. Ela também depende de aparelhos auditivos para ouvir.

19. Millie Bobby Brown

A estrela mirim de Stranger Things também sofre com deficiência auditiva. Em entrevista à revista Variety, a atriz contou que é totalmente surda de um dos ouvidos.

20. Ludwing van Beethoven

Um dos maiores compositores clássicos da História, Beethoven também era surdo. Aos 28 anos de idade, ele começou a ouvir muito mal.

No início, o problema estava relacionado à perda dos tons agudos e da compreensão da linguagem, acompanhada de ruídos auditivos, distorções e de hipersensibilidade. Nos últimos anos de vida, no entanto, ele ficou completamente surdo e, mesmo assim, escreveu sua famosa Sinfonia nº 9, em 1824.

Conforme especialistas, hoje é possível saber que o compositor sofria de otosclerose, uma doença inflamatória que envolve o ouvido interno que causa ossificação. Isso afeta a mobilidade do estribo e a consequência é a perda da audição de forma lenta, gradual e progressiva.

E então, sabia que todos esses famosos tinham problemas para ouvir? Se esse notícia foi uma surpresa para você, espere até descobrir esse outro detalhe intrigante sobre a saúde outras celebridades: 15 famosos que revelaram ter doenças mentais.

Fontes: Crônicas da Surdez, O Globo, Estrelando, Laysom