Por que os Simpsons são amarelos e por que todos os desenhos animados usam luvas?

Todos os desenhos tem as suas peculiaridade. Os Simpsons são amarelos, o Pernalonga, Mickey e muito outros personagens usam luvas. Já se perguntou o porque?

Os desenhos animados, são uma invenção relativamente recente, que só pode se popularizar após a também popularização da televisão.

Nos dias de hoje, eles estão completamente inseridos na nossa cultura, principalmente no que se refere ao universo infantil.

Ainda sim, cada desenho tem lá as suas características e peculiaridades. Afinal, esse tipo de obra não tem a menor obrigatoriedade em imitar realisticamente a vida.

E isso com certeza, é o que deixa as animações ainda mais autênticas e divertidas.

Mas ainda sim, será que você já se questionou o porque de certas escolhas tão peculiares. Como o fato dos Simpsons serem amarelos ou a grande maioria dos personagens usarem luvas?

Bom, são essas respostas que trazemos hoje!

Porque os Simpsons são amarelos?

Os Simpsons é sem dúvida uma das famílias mais populares e conhecidas em todo o mundo.

O desenho que foi criado pelo roteirista e cartunista Matt Groening, já conta com 28 temporadas ou até o ano de 2016, impressionantes 618 episódios. Matt já fez uma série de revelações sobre a sua criação, como o fato dos nomes dos personagens terem sido inspirados nos nomes de sua própria família.

O único nome que não corresponde a um nome real de algum membro da família de Matt, é Bart, visto que esse foi o nome escolhido para substituir o seu.

Apesar dessa homenagem, o roteirista admite que não existem outras ligações reais entre os personagens e a sua vida em família.

Mas depois de muitos anos no ar, e muito sucesso. Matt fez uma revelação que com certeza deixou muita gente curiosa.

Em uma entrevista cedida a BBC, ele finalmente respondeu a pergunta, sobre o porque de seus personagens serem amarelos.

E a resposta foi ainda mais interessante do que poderíamos imaginar. A grande questão é que os planos de Matt, sempre foram que “Os Simpsons”, não fosse considerado um desenho infantil.

Ele queria criar algo diferente de tudo o que já existia, e por isso usar cores convencionais de pele, para ele não era uma opção.

Foi aí que a uma animadora da equipe chamada Gyorgyi Peluce sugeriu que os personagens fossem todos amarelos. Após ver o resultado em um papel, Matt falou instantaneamente: “- Está é a resposta.”

Segundo as suas próprias palavras: “Quando você está passando pelos canais com o controle remoto, e um flash de amarelo passar, você saberá que está assistindo Os Simpsons”. Gyorgyi Peluce, a animadora que teve essa ideia genial, trabalhou na animação em um total de 55 episódios distribuídos entre a primeira e a quarta temporada.

E sem dúvida alguma, ela sempre poderá se gabar em seu currículo, por ser a pessoa que escolheu a cor amarela para os consagrados Simpsons.

Porque os desenhos animados usam luvas?

Como você deve imaginar, ainda nos dias de hoje o processo de criação e produção de um desenho animado não é uma tarefa fácil.

Nos anos de 1920, que foi a década em que o Mikey Mouse surgiu por exemplo, esse processo era ainda mais complexo e trabalhoso.

Todos as cenas do desenho eram feitas a mãos, e depois unidas através de um processo parecido com o “time lapse”.

Por esse mesmo motivo os produtores precisavam desenvolver artimanhas que pudessem agilizar a produção.

Como naquela época a TV ainda era em preto e branco, um outro problema surgiu: as mãos e pés dos personagens muitas vezes não ganhavam contraste. Sendo que esses membros eram extremamente importantes, uma vez que eram usados para gesticular e criar mais expressão aos movimentos dos personagens.

Outra grande questão que acabou se tornando um problema, é que como Mikey era um rato, na teoria as suas mãos deveriam ser representadas como “patinhas”. Mas Walt Disney queria que ele tivesse características humanas, para gerar uma certa simpatia e aproximação entre quem o assistisse.

No final das contas a ideia de colocar luvas e sapatos nos personagens foi a saída encontrada para resolver esses dois problemas.

O primeiro que se referia ao contraste entre o fundo que sempre era preto ou branco.

E o segundo que era o fato de patas animais gerarem uma certo distanciamento do personagem com o telespectador. Além do fato de gesticular através das patas poder ser um verdadeiro desafio.

Com o passar do tempo o personagem, Mikey Mouse, se tornou uma referência para todas as demais animações que vieram em seguida. É por isso que podemos ver ainda nos dias de hoje, personagens sendo criados com essas características.

Você poderia imaginar como o Pernalonga seria se tivesse patas de coelho? Ou o Pica-Pau penas, no lugar de suas mãos? Praticamente impossível não é mesmo?

Se você se interessou por esse assunto, descubra se você é capaz de acertar o nome desses 63 personagens de desenhos animados! 

Fontes: Vix, IncrivelClub . 

Outras postagens

2 comentários em “Por que os Simpsons são amarelos e por que todos os desenhos animados usam luvas?