5 animais venenosos que podem salvar sua vida

Eles são peçonhentos e, na maioria dos casos, são muito feios também, mas a medicina deve muito a eles. Esse é o caso de alguns animais venenosos, que a gente daria de tudo para jamais dar de cara com um deles na vida, mas que podem até salvar sua vida algum dia, ou, no mínimo, ajudar a aliviar suas dores.

Parece algo incongruente, que não combina, quando escutamos falar que uma criatura venenosa, que poderia tirar sua vida em segundos, com um pouco de suas toxinas; também possa livrar o ser humano de muito males que o assola. Não é mesmo?

Mas estudo científicos, e a sabedoria popular, mostram que isso é cada vez mais provável. Aliás, muitas das apostas de remédios capazes de curar ou interromper o crescimento do câncer estão estruturadas nas substâncias desses animais venenosos. Dá para acreditar?

Tem bicho peçonhento, por exemplo, que é capaz de curar a trombose! Outros, com suas substâncias extremamente letais, podem proporcionar a fabricação de sedativos mais potentes que a morfina. Isso, claro, sem contar no animais venenosos que colaboram, todos os dias, para remédios voltado ao tratamento da asma, de doenças cardíacas, de lesões cerebrais e assim por diante.

É por essas e por outras que a natureza é algo realmente inexplicável e fantástico. Não acham?

Confira, abaixo, 5 animais venenosos que podem salvar vidas:

1. Abelhas

1

A menos que você tenha alergia do veneno das abelhas, a grande verdade é que o corpo humano acaba desenvolvendo certa imunidade à substância que esses animais venenosos destilam. Com o tempo, e dependendo da quantidade de picadas de abelhas que uma pessoa recebe, o organismo dela passa a “bloquear” as reações do veneno. Isso, claro, quem apontam são estudos científicos.

Mas, além disso, o veneno das abelhas pode ser um grande salvador de vidas. Ele está se tornando popular como auxílio a tratamentos de algumas doenças, como artrite, eczema, asma, contra alguns tumores, a doença de Lyme, uma infecção bacteriana transmitida por carrapatos; e assim por diante.

2. Aranhas

6

Apesar de feiosas, as abelhas também estão no “hall” de animais venenosos que podem salvar sua vida algum dia. Isso porque esses seres horripilantes são considerados fontes preciosas de substâncias riquíssimas para a medicina, especialmente no combate ao câncer, distrofia muscular, certos tipos de dores crônicas, dentre outras utilidades.

3. Escorpiões

3

Eles são assustadores, mas têm sido um forte aliado em pesquisas que buscam a cura do câncer. Segundo pesquisadores, existem toxinas no veneno desses bichos que auxiliam na hora de encolher tumores ou desacelerar o crescimento deles.

4. Cobras

2

Ninguém quer ser picado por uma cobra. Aliás, a maioria de nós torce para nunca na vida precisar dar de cara com um exemplar dessa espécie, não é mesmo? Mas, apesar de serem animais venenosos, as cobras não são tão diabólicas assim.

Inclusive, é do veneno de algumas cobras que saem medicamentos para tratar ataques cardíacos, desordens sanguíneas, pressão alta, coágulos no sangue, lesões no cérebro, trombose, dentre muitas outras doenças. E o mais interessante de tudo é que o uso do veneno das cobras à favor da espécie humana data de muitos séculos atrás.

Na China, por exemplo, e na Índia também; há registros milenares de que as toxinas desses animais venenosos eram usadas para tratar algumas doenças. Isso sim é sabedoria, não?

5. Caracóis cônicos

4

Também conhecidos como caracóis-de-cone, esses bichos estão entre alguns dos animais mais tóxicos e mais letais da Terra, devido ao veneno que carregam. Uma única gosta da peçonha desses seres aparentemente inocentes pode matar 20 pessoas adultas, em questão de minutos.

Mas eles também são muito úteis na hora de salvar vidas humanas. Estudos apontam que um princípio ativo isolado da toxina dos caracóis cônicos, chamado ziconotida, tem um efeito anestésico infinitas vezes mais forte que o da morfina. E melhor: não causa dependência.

O medicamento criado a partir desse princípio ativo, o Prialt é usado em tratamento de pacientes que sofrem de fortes dores crônicas.

E, por falar em coisas venenosas, leia ainda: 8 alimentos requentados que são um verdadeiro veneno.

Fonte: Mega Curioso, Mother Nature Network