5 dores do corpo que jamais devem ser ignoradas

Você já deve ter visto aqui, em uma outra matéria do Segredos do Mundo, algumas coisas comuns e corriqueiras que estão matando seu cérebro todos os dias, aos poucos. Hoje você vai ver algumas dores do corpo que jamais podem ser ignoradas e que, sozinhas, podem indicar vários problemas sérios de saúde.

Como você vai ver na lista, muitas das dores do corpo que jamais podem ser ignoradas acontecem em lugares que a gente costuma dar pouca atenção, como no caso da panturrilha (famosa batata da perna), ou mesmo nas costas.

Aliás, nesse último caso, dores intensas nas costas podem ser uma das dores do corpo mais sérias e que jamais deveriam ser ignoradas por que as sente, já que podem indicar problemas na aorta, uma das veias mais importantes do corpo humano! E, como você já deve ter visto por aí, as pessoas não se preocupam com dores do corpo nessa região, já que sempre supõem se tratar do resultado de uma má postura durante o trabalho, por exemplo.

Complicado, não? Pois é, para que você nunca mais fique desatento às dores do corpo que não podem ser deixadas de lado, fizemos a lista que você acompanha abaixo.

Descubra quais são as dores do corpo que jamais deveriam ser ignoradas:

1. Fortes dores na panturrilha ou na perna

1

Essa é uma das dores do corpo que não devem ser ignoradas pelo simples fato de pode indicar uma trombose venosa profunda, ou seja, a formação de coágulos (trombos) no interior das veias. Embora todo mundo deva ficar em alerta, essas dores do corpo podem ser ainda mais perigosas em pessoas de repouso devido à alguma cirurgia ou em mulheres que tomam anticoncepcional. Pessoas que passaram muito tempo sentadas em espaços apertados, como em um avião, por exemplo, também podem ser afetadas.

Então, se sentir dores e câimbras nas pernas se tornarem insuportáveis, não perca tempo e procure um médico. Se for trombose realmente, quanto mais cedo se tratar melhor, já que existe o risco do coágulo se transferir para o pulmão e causar uma embolia pulmonar.

2. Fortes dores nas costas

Essa é outra das dores do corpo que não devem ser ignoradas. Mesmo que a maioria das pessoas acham que dores nas costas indicam sempre o resultado de uma má postura, elas podem ser mais preocupantes à medida que se torna mais intensa e indicar dissecação aórtica, uma espécie de rasgo na artéria aorta que permite que o sangue crie um canal falso para passar.

Essas dores do corpo são ainda mais alarmantes em casos de pessoas hipertensas ou que sofram com doenças do tecido conjuntivo, como a síndrome de Marfan. O grande problema, claro, não é nem a dor que se sente, mas os resultados da dissecação aórtica: as artérias podem fechar, causando Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC), paralisia e insuficiência renal.

3. Fortes dores abdominais

3

Esse tipo de dores do corpo são mais perigosas nas mulheres, porque podem indicar ruptura de gravidez ectópica, aquela que acontece fora do útero, nas trompas ou na cavidade abdominal. Esse tipo de gravidez, aliás, é mais comum em mulheres que usam métodos contraceptivos como o DIU ou que fazem tratamento de fertilidade.

O ideal é procurar um médico o mais rápido possível e fazer um teste de gravidez. Segundo os especialistas, o feto pode até sobreviver nessas partes externas ao útero feminino, mas os efeitos disso para o organismo não são nada interessantes, causando, inclusive, hemorragia.

4. Fortes dores de dente

4

Embora possa ser um “simples” carie, a verdade é que fortes dores de dente também podem indicar coisas mais sérias, como Angina de Ludwig, uma infecção nos tecidos da boca e do pescoço. Normalmente, quando se trata de algo realmente preocupante, a dor de dente se espalha da boca para o pescoço, além de causar inchaço nessa região, deixar a pele vermelha e a voz pode soar estranha. Outros sintomas é a saliva abundante, fazendo com que a pessoa babe muito por não conseguir engolir a saliva.

5. Fortes dores de cabeça

5

Essa, com certeza, é uma das dores do corpo mais preocupantes e uma das que mais perturbam. Dependendo da intensidade da dor de cabeça e da frequência com que ela costuma aparecer pode ser um sintoma de Acidente Vascular Cerebral (AVC), que consiste no rompimento de vasos sanguíneos na região do cérebro.

É preciso ainda mais cuidado com esse tipo de dor em pessoas hipertensas. Além disso, se existe histórico de AVC na família, é bom não descuidar.

E você já sofreu ou sofre com algumas dessas dores do corpo que não podem ser ignoradas?