5 formas de deixar a internet do celular mais rápida

Já percebeu que quase tudo que você faz hoje envolve a internet? O mais interessante de tudo é que, cada vez mais, o smartphone vem se tornando a ferramenta mais usada para essas tarefas cotidianas. É por isso que a internet do celular tem se tornado cada vez mais relevante e precisa de uma qualidade cada vez melhor.

Ou você vai dizer que consegue passar um dia inteiro sem usar seu celular para responder suas mensagens, fazer uma pesquisa no Google, pedir um táxi ou Uber, checar as redes sociais, assistir um vídeo ou buscar um endereço? Difícil, não é?

O problema é que, longe do Wi-Fi (e muitas vezes até mesmo durante o uso dele), a internet do celular não costuma ser muito rápida, não é verdade? Na maioria das vezes demora mais que o aceitável para carregar uma página, o aplicativo do banco, confirmar o envio de alguma imagem ou mensagem e assim por diante.

Para evitar atrasos e que você se descabele por causa da lentidão, hoje você vai aprender alguns truques simples que podem melhor, e muito, a internet do celular. Como você vai perceber, uma simples mudança nas configurações ou uma faxina no seu aparelho já vão facilitar bastante sua vida na hora de usar os dados móveis. Quer ver?

Confira 5 formas de deixar a internet do celular mais rápida:

1. Apague o cache

Sabia que uma das causa da internet do celular ficar lenta é quando a memória cache está saturada? Isso acaba desacelerando o sistema. Para quem não sabe, é possível fazer uma limpeza de aplicativo por aplicativo ou em todos ao mesmo tempo, baixando um aplicativo especial que apaga todo o cache.

2. Apague aplicativos que não usa

Aplicativos em excesso também podem ser a causa da internet do celular estar mais lenta que o normal. Por isso, se tiver um aplicativo que não usa frequentemente o melhor é apagá-lo do celular e não somente tirá-lo da tela. Mesmo em segundo plano, é possível que ele (e outros mais) esteja roubando a velocidade da sua internet.

3. Habilite o modo de leitura

Se você estiver apenas lendo alguma coisa e não precisar das imagens, o melhor a fazer é habilitar o modo de leitura do navegador. Além de poupar bateria, você dá a chance da internet do celular ficar mais veloz, uma vez que imagens pesadas não precisarão ser carregadas.

4. Troque de navegador

Sim, seu navegador também influencia na velocidade da internet do celular. Portanto, se notar que sua rede está mais lenta que o comum, tente baixar um outro navegador. Há vários disponíveis por aí.

5. Verifique a configuração da rede

No menu Configuração, do seu celular, você deve procurar por Rede Móvel ou Dados Móveis (o nome pode variar de acordo com o aparelho). Quando encontrar a configuração que mencionamos, assegure-se de que o celular esteja conectado à rede do tipo certo, e que não esteja limitado ao 3G ou 4G.

Aliás, a maioria dos países trabalham com as redes GSM/WCDMA. Experimente usar a internet do celular com elas.

OBS: A dica final, que você já deve imaginar por si mesmo, é deixar para fazer downloads e usar aplicativos mais pesados quando estiver conectado à uma Wi-Fi. Se fizer isso, com certeza, a internet do celular vai ter uma velocidade considerável para responder mensagens, checar as redes sociais e fazer coisas mais urgentes; além de fazer seu pacote de dados móveis durar mais.

E então, você sabia que esses truques simples poderiam fazer sua internet ficar mais rápida no celular? A gente espera que essas dicas possam ajudar, assim como essas outras aqui ajudaram você a melhorar os sinal do Wi-Fi em sua casa.

Agora, se o que você quer mesmo é poupar seus dados, não deixe de conferir essas outras matérias: Como usar o GPS do celular sem internetComo poupar dados móveis e bateria mesmo usando o Facebook.

Fonte: Incrível