6 hábitos tão ou mais prejudiciais à saúde quanto fumar

Fumar faz mal à saúde e todo mundo sabe disso. Esse hábito, que já chegou a ser considerado descolado e um símbolo de status, hoje em dia é visto com um dos mais mortais do mundo.

Segundo estudo de 2015, divulgado pela revista científica The Lancet, mais de 1 bilhão de pessoas no mundo fumam. Fazem parte desse grupo 1 a cada 4 homens e 1 a cada 20 mulheres.

Devido a esse auto número de pessoas que se rendem todos os dias ao hábito de fumar, acredita-se que o cigarro seja responsável por 1 a cada 10 mortes no mundo, somando o total de aproximadamente 7 milhões de óbitos todos os anos.

E, não se engane, o Brasil também faz parte dessa estatística. Em nosso país, por exemplo, existem 18 milhões de fumantes e pelo menos 156 mil pessoas morrem por ano devido ao tabagismo.

Mas, segundo a ciência, o cigarro não é o único perigo que ronda nossa vida diária. Muitos outros hábitos podem destruir nossa saúde tanto quanto o cigarro ou até mais. A lista abaixo, divulgada pelo site Business Insider, é um bom exemplo disso e mostra como todos nós, de um jeito ou de outro, morremos um pouquinho todos os dias por causa de nosso estilo de vida.

Confira 6 hábitos tão ou mais prejudiciais à saúde quanto fumar:

1. Solidão

Pesquisas recentes, realizadas nos Estados Unidos, mostraram que viver isolado do mundo aumenta em 32% os riscos de morrer prematuramente. Conforme os estudiosos, a solidão rouba o mesmo tempo de vida das pessoas que fumar 15 cigarros por dia.

2. Sedentarismo

Se você não tem o hábito de se exercitar diariamente e trabalha sentado a notícia não é nada boa. Trabalhar sentado o dia inteiro e não se levantar com frequência, nem se for para pegar um corpo de água ou uma xícara de café, dá mais barriga que você imagina e pode deixar sua saúde tão ruim quanto a de um fumante.

Estudos mostraram que a cada duas horas a mais sentado aumentam os riscos de desenvolver câncer de vários tipos diferentes, como o de endométrio e do pulmão. Aliás, a ironia do destino é que esse último tipo é o mais comum entre pessoas que têm o hábito de fumar com anos.

3. Comer mal

De vez em quando comer um belo hambúrguer não mata ninguém, mas fazer desse tipo de alimentação um hábito é tão ruim para a saúde quanto fumar, usar drogas, consumir bebidas alcoólicas em excesso e fazer sexo sem proteção. Isso, de acordo com uma pesquisa de 2016, desenvolvida pela Global Panel.

Esse tipo de comida é ainda pior para as grávidas, já que comer junk food (comida não saudável, em tradução livre) é literalmente tão ruim para o bebê quanto fazer uso do cigarro.

4. Dormir pouco

Não ter um bom sono aumenta os riscos de doenças cardiovasculares em um ritmo tão acelerado quanto somente o hábito de fumar é capaz de proporcionar, segundo pesquisa realizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2015.

Um outro estudo, dessa vez desenvolvido pela Universidade de Sydney, na Austrália, mostrou o desequilíbrio do sono de todas as maneiras pode acabar com a saúde, inclusive se seu problema for dormir demais.

De acordo com os pesquisadores, ficar na cama tempo demais pode dobrar as chances de desenvolver doenças como a do coração, obesidade, diabetes tipo 2, entre outras, que também costumam acometer pessoas que fazem uso frequente do cigarro.

5. Tomar muito sol

Uma pele bronzeada tem o seu valor, mas ficar atrás daquela marquinha de biquíni pode colocar sua saúde em risco. Estudos de 2014, por exemplo, comprovaram que sessões de bronzeamento podem causar mais câncer de pele que o número de cânceres de pulmão causado pelo hábito de fumar.

6. Narguilé

Dados da OMS apontam que uma sessão de narguilé equivale a uma exposição a materiais tóxicos de 100 cigarros. Está bom para você ou quer mais motivos para entender porque esse é um hábito ruim?

E, se você usa o cigarro apenas com fins recreativos, ou seja, uma vez ou outra, não está livre dos males que ele pode causar. Um estudo realizado na Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos, mostrou que fumar esporadicamente, como ao finais de semana, causa danos tão nocivos à saúde quanto a dependência diária.

E aí, quantos desses péssimos e perigosos hábitos você tem? Acha que ainda vai ter coragem de fumar depois disso? Não deixe de nos contar, nos comentários, o que você pensa sobre esse assunto.

Agora, se você ainda não está convencido que fumar destrói você de dentro para fora, não deixe de ver também: Veja como fica o pulmão de um fumante depois de 20 cigarros.

Fonte: Superinteressante, Business Insider