6 moedas mais raras e valiosas do mundo

Você é da turma dos colecionadores, que sabem dar valor à uma moeda antiga e/ou rara; ou é da turma que dinheiro valioso é o que está em seu bolso agora mesmo? Bom, independente de sua personalidade, a verdade é que essas moedas vão fazer seus olhos brilharem de qualquer forma. Isso porque elas são, disparado, uma das mais caras e preciosas da história!

Como você vai ver na seleção abaixo, todas elas valem milhões e são tão raras que resistiram há vários séculos. Já, outras moedas são mais novas, mas pesam 100 quilos de puro ouro. Já pensou?

Para que você tenha noção da quantidade de dinheiro que essas moedas raras valem, essas outras moedas e cédulas antigas de Real, que você já viu por aqui, não fazem nem cócegas perto das peças que você está prestes a conhecer. Sentiu a responsabilidade aí?

O pior de tudo é que, por mais milionário que possa ser o valor dessas moedas, elas ainda assim conseguiram encontrar colecionadores ávidos o bastante para comprá-las em leilões. A mais cara delas, como você está prestes a ver, custou algo em torno de 23 milhões de dólares e, hoje em dia, está muito bem guardada no acervo pessoal de algum excêntrico pelo mundo.

Bom, chega de papo e vamos logo ao que interessa. Quem sabe depois de hoje você comece também a formar sua coleção (e sua fortuna) de moedas raras?

Conheça, abaixo, 6 moedas mais raras e valiosas do mundo:

6. Milhão Canadense (4,1 milhões de dólares, 9,3 milhões de reais)

1

Apesar de uma das moedas mais valiosas do mundo, essa aqui não é velha. Ela foi cunhada em 2007 e, claro, jamais poderia entrar em circulação por causa de seus incríveis 100 quilos. A moeda gigante foi feita pela Casa da Moeda do Canadá, como uma versão comemorativa; e foi leiloada pela pequena bagatela de citamos acima: 4 milhões. Outro detalhe impressionante sobre essa peça é que ela foi feito 99,99% de ouro!

5. Florim de Eduardo III (6,8 milhões de dólares, 16 milhões de reais)

2

Com mais de 600 anos, essa moeda foi cunhada pelo rei Eduardo III e esteve em circulação, na Inglaterra, entre dezembro de 1343 e julho de 1344. Não é à toa que ela é considerada uma das moedas mais raras e valiosas do mundo!

Aliás, somente três unidades dela sobreviveram a todos estes séculos, por isso o incrível valor de quase 16 milhões de reais ou 6,8 milhões de dólares. Mas seu valor não afastou gente interessada e a moeda da foto foi leiloada em Londres, em 2006.

4. Dobrão de Brasher (7,4 milhões de dólares, 17,3 milhões de reais)

3

Cunhada por um talentoso ouvires do século 18, Ephraim Brasher, essa moeda data do ano de 1787. Mas, além da idade, dois outros aspectos a torna uma das moedas mais preciosas do mundo: o fato de não ter sido oficializada pelo governo e o fato de ter sido cunhada em ouro 22 quilates.

Dizem que o tal ouvires se empolgou com sua criação e chegou a sugerir que o Estado de Nova York, nos Estados Unidos, emitisse novas moedas de cobre. Embora seu pedido tenha sido negado pelas autoridades da época, a verdade é que Brasher não parou de cunhar suas moedas. Algumas, como no caso da que aparece na foto, foram cunhadas em ouro.

3. Saint-Gaudens Double Eagle (7,6 milhões de dólares, 17,8 milhões de reais)

4

Cunhada em 1907, por Augustus Saint-Gaudens, essa moeda foi considerada complexa demais para a Casa da Moeda dos Estados Unidos produzir em grande escala. Por isso, poucas foram produzidas com esse modelo rebuscado, como a da foto, o que a torna uma das moedas mais raras e valiosas hoje em dia.

Ao invés de sair com todo esses desenhos e escritos rebuscados idealizados por Saint Gaudens, o chefe gravador da Casa da Moeda, Charles Barber, preferiu incluir os dizeres “Em Deus Confiamos” nas moedas da época.

2. Double Eagle (7,6 milhões de dólares, 17,8 milhões de reais)

5

Mais uma dentre as moedas mais peculiares da história, a Double Eagle foi cunhada em 1933, mas nunca chegou a ser lançada publicamente. Na época, o então presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt ordenou que o Tesouro e qualquer banco no País repassassem quaisquer peças em ouro que tivessem à Reserva Federal, já que a crise financeira assolava a nação.

O que aconteceu com essas moedas então? Todas da coleção foram derretidas, menos a que você vê na foto.

1. Dólar de cobre (10 milhões de dólares, 23,3 milhões de reais)

6

O que torna essa a uma das moedas mais raras do mundo e a mais valiosa da lista? Bom, cunhada em 1794, essa moedinha foi o primeiro exemplar de dólar da história dos Estados Unidos. Como você pode ver, a moeda traz o busto da Liberdade, em um de seus lados, com os cabelos esvoaçantes.

Aliás, se você acompanha a Segredos do Mundo, já sabe que essa Dona Liberdade também dá as caras aqui no Brasil, mais exatamente, no nosso Real.

Fonte: Mega Curioso, Mental_floss