7 estranhos efeitos do café no corpo humano

Se você gosta do bom e velho cafezinho, já deve ter visto o que fazer para aproveitar a borra do café em casa. Mas, se você consome muito café não é exatamente com a borra que deve se preocupar, mas com os efeitos do café no corpo humano.

Aliás, será que os efeitos do café são realmente tão ruins para nosso organismo? Se você se pergunta isso todas as vezes que se delicia com uma boa xícara dessa bebida escura, fique sabendo que a resposta não é tão exata assim. Estudos apontam que o café tem seus benefícios, mas também pode prejudicar dependendo da quantidade consumida.

Por exemplo, você sabia que a cafeína pode ser melhor para mulheres que para homens, quando o assunto é a produtividade? E que o café pode ajudar você na academia, você sabia?

Claro que essas são apenas algumas das curiosidades que listamos sobre os efeitos do café no corpo. A lista que você está prestas a conferir é muito mais extensa e cheia de informações que vão deixar você de queixo caído com relação ao que a cafeína pode fazer no corpo das pessoas. Quer ver?

Conheça 7 estranhos efeitos do café no corpo humano:

1. Café não ajuda você a despertar

1

Apesar de serem vários os efeitos do café no corpo humano, deixar as pessoas mais alertas não está entre suas funções. Pelo menos não se você faz uso constante do cafezinho.

Conforme a Universidade de Bristol, na Inglaterra, se o café se torna um hábito, nosso corpo fica tolerante aos efeitos estimulantes que a cafeína pode ter, se consumida esporadicamente. Agora, a sensação boa que você sente depois de uma boa xícara dessa bebida pode ser explicada como um sintoma de abstinência que vai embora.

2. Café x mau hálito

5

Apesar do cheirinho ruim que o café deixa na boca logo depois do consumo, a longo prazo, o consumo de café pode fazer muito bem contra o mau hálito. Isso porque, segundo estudos da Universidade de Tel Aviv, em Israel, alguns elementos na composição da bebida acabam impedindo o desenvolvimento das bactérias que causam esse o mau hálito.

A intenção dos cientistas, a partir de agora, é tentar isolar esses componentes e criar guloseimas e outros artifícios que ajudem a prevenir esse péssimo odor.

3. Café é bom para o coração

6

Mas se você já tiver o hábito de consumir a bebida. Isso porque, como já explicamos, o organismo se torna imune aos efeitos mais “brutais” da cafeína.

Estudos das Universidades de Washington e Harvard, por exemplo, mostraram que pessoas que consomem mais de 4 xícaras de café por dia têm 18% a menos de chance de ter um infarto. Por outro lado, quem toma apenas uma xícara de café por dia, ou faz uso não muito frequente da bebida, tem 4 vezes mais chances de sofrer um infarto, especialmente na primeira hora após o consumo.

4. Café melhor o desempenho nos exercícios físicos

7

Se você malha, tomar uma xícara de café antes de ir para a academia pode transformar seu desempenho na hora dos exercícios. Isso porque, além de dar uma energia extra, o um dos efeitos do café, nesse caso, é a capacidade de diminuir a dor muscular e acelerar o metabolismo, o que ajuda a emagrecer. E tudo isso funciona mesmo se você não tiver o hábito de tomar café, conforme a Universidade de Illinois, nos Estados Unidos.

5. Café pode dar alucinações

4

Lembra que dissemos que a falta de café, para quem tem o hábito da bebida, pode dar efeitos como o da abstinência? Pesquisadores da Universidade de Durham, nos Reino Unido, concluíram que alucinações também estão dentre alguns dos mais estranhos efeitos do café.

Conforme o estudo, participantes do estudo relataram ouvir vozes depois de tomar 7 ou mais xícaras de café em um só dia. Para os pesquisadores, isso acontecem devido aos altos níveis do hormônio do estresse, o cortisol, no organismo, como resultado do consumo excessivo de cafeína.

6. Café prejudica o desempenho masculino

2

Também desenvolvido pela Universidade de Bristol, um estudo analisou como homens e mulheres se saíam em testes de memória, depois de consumirem café com e sem cafeína. Os pesquisadores constataram que as mulheres lidam melhor com situações estressantes e trabalham de forma mais eficiente em grupo quando têm cafeína na corrente sanguínea. Os homens, por outro lado têm o efeito inverso: com o consumo de cafeína, eles pensam mais vagarosamente e ficam mais agressivos.

7. Cafeína diminui o tamanho dos seios

3

Mas, se o desempenho das mulheres aumenta, o tamanho dos seios pode diminuir dependendo do consumo diário de café. Conforme pesquisadores suecos, da Universidade de Lund, a cafeína interfere diretamente nos níveis de estrogênio e três xícaras de café por dia já são suficientes para fazer com que os seios encolham consideravelmente.

Agora, ao que tudo indica, nos homens a situação é diferente e completamente oposta. Com o aumento da testosterona, devido ao consumo frequente da cafeína, a região mamária masculina pode crescer. Eita!

Viu que loucura esses efeitos do café? Agora, se você é uma amante dessa bebida, deve saber que o café está entre esses 9 alimentos que podem sumir devido ao aquecimento global.

Fontes: Superinteressante, Catraca Livre