7 formas incríveis de transformar garrafas vazias

A regra hoje em dia é clara: reaproveitar o que dá para ser reaproveitado e, assim, tentar salvar o mundo do excesso de lixo. O problema é que pouquíssimas pessoas fazem isso, já que as formas de reaproveitar materiais duráveis, como as garrafas vazias, por exemplo, ainda são conhecidas por poucos.

Hoje, no entanto, você vai ver e aprender formas de tornar garrafas de vidro, que seriam descartadas, em perfeitos artigos de decoração que vão muito além daquele vaso de flores improvisado. O melhor de tudo é que você vai gastar pouco ou nada para transformar simples garrafas vazias em coisas úteis para o dia-a-dia ou em delicados detalhes de sua casa.

Sabia que dá para fazer abajur e até mesmo tochas com as garrafas de vidro que você costuma jogar fora? E o que dizer dos saleiros e castiçais originais que elas se tornam com um pouquinho só de dedicação e talento manual?

Como você já viu no caso das tampinhas de garrafas, em outra matéria do Segredos do Mundo, as garrafas vazias também vão ganhar função em sua vida a partir de hoje e você NUNCA mais vai ter coragem de jogar outra garrafa de vidro no lixo. Quer ver por quê?

Então confira 7 formas incríveis de transformar garrafas vazias:

1. Dispenser de sabonete líquido

2

Se você é um apaixonado por cervejas artesanais e outras bebidas que vêm em embalagens estilosas, por que não aproveitar essas garrafas vazias?

3

Para conseguir um dispenser interessante como esse, tudo o que você vai precisar é de uma garrafa, uma rolha e a bombinha de um outro recipiente para sabonete líquido. Então, é só perfurar a rocha, que vai dar suporte à bombinha, encaixá-la na garrafa e, por último, encaixar a própria bombinha.

2. Cálices de garrafas vazias

6

O ideal é que se tome muito cuidado na hora de cortar e trabalhar com vidros de forma geral. Então, se você não for muito habilidoso nisso, pule essa dica. Mas, apesar dos pesares, garrafas vazias podem se tornar cálices bem diferentes de tudo que a gente encontra por aí e que podem servir como decoração ou como copos mesmo (desde que as bordas estejam bem aparadas e lixadas).

Para fazer seu cálice, corte a garrafa em três partes, fazendo um corte na metade e outro próximo ao fundo. O meio de garrafa é descartado e o que era a boca, deve ser colado com cola silicone no fundo, de forma invertida, para dar formato ao cálice.

3. Vasos de plantas

4

Que tal uma hortinha de ervas, por exemplo, ou pequenas plantinhas decorativas pela casa? Dá para criar vasos decorativos para elas usando garrafas vazias, sabia?

Para isso, você precisa cortar a parte de cima da garrafa, como mostra a foto e lixar bem as bordas do corte. Em seguida, você coloca um pedaço de rede nessa metade de cima da garrafa, de forma a impedir que a terra da planta saia pela boca (que ficará invertida) e, então, encaixa um barbante nessa telinha. O truque é deixar uma ponta no barbante, que vai estar em contato direto com a água e vai manter sua planta devidamente umedecida.

5

Depois é só passar a plantinha para a parte superior da garrafa que você acabou de adaptar e encaixá-la no restante da garrafa, que servirá de reservatório.

4. Tochas tiki

7

E que tal deixar ambientes internos e externos mais charmosas com tochas feitas de garrafas vazias? Tudo que você precisa fazer para conseguir sua própria tocha tiki é colocar óleo de citronela dentro da garrafa, fazer um furo pequeno na tampa e atravessar, por aí, um pedaço de barbate de algodão, que servirá de pavio.

12

Assim que o barbante estiver bem encharcado, acenda a pontinha que estiver para fora da tampa e pronto. Você acabou de fazer sua própria tocha.

5. Saleiro e pimenteiro

1

Sabe aqueles vidros de tempero que vão para a mesa? Eles podem ser muito mais charmosos se você fizer os seus com garrafas vazias.

1

Tudo o que você precisa fazer é limpar bem as garrafas, de preferência pequenas; e substituir as tampinhas originais por tampinhas de plástico com pequenos furos na superfície, ou manter as tampinhas metálicas, se você conseguir furá-las. Então, é só encher com sal ou pimenta ou outro tempero que você quiser.

6. Abajur

8

Agora, se a intenção é ter um pouco mais de glamour dentro de casa, você pode criar abajures lindos com garrafas vazias. Essa é uma opção de reciclagem que dá um pouco mais de trabalho, já que você vai precisar entender de montagem de fios e tomadas, mas o resultado é incrível.

10

Você pode fazer com ou sem a proteção da lâmpada, pode deixar a garrafa vazia ou enchê-la com luzes pequenas, como as de Natal.

No vídeo abaixo você entende melhor como fazer:

 

7. Castiçal

14

Essa é uma das sugestões mais simples e mais charmosas para você reaproveitar garrafas vazias de um jeito bem criativo. Isso porque, para criar um castiçal, você só precisa encaixar a vela na garrafa e deixar que ela escorra de maneira bem rústica, para dar esse acabamento e um ar de envelhecimento.

13

Outra opção é cortar apenas o fundo da garrafa. Então, você acende a vela em um prato, por exemplo, e a cobre com a garrafa cortada.

Como cortar garrafas de vidro?

A parte mais complicada em reaproveitar garrafas de vidro é a parte do corte. Isso porque centenas de acidentes podem surgir daí. Mas existe uma maneira muito eficiente de cortar suas garrafas vazias e que também pode ser considerada uma das técnicas mais seguras para conseguir essa façanha.

Quem ensina é o Manual do Mundo, no vídeo que você confere abaixo:

 

Viu só que legal? Agora, por falar em garrafas, você vai gostar de descobrir também Como abrir uma garrafa de vinho usando apenas uma chave.

Fonte: Trinti Móveis, Mega Curioso, Manual do Mundo