7 hotéis de luxo pelo mundo que já foram presídios

Você sabia que existem hotéis de luxo por aí muito mais interessantes que a maioria dos hotéis que cobram uma fortuna pela estadia? Um bom exemplo disso são os hotéis instalados em prédios em que, um dia, já foram presídios.

A gente sabe que, no primeiro momento, a ideia pode parecer um tanto mórbida, mas, como você vai ver hoje, a experiência pode ser bem legal. Isso porque, ao contrário do que a gente imagina, esses hotéis de luxo ainda conservam uma áurea de presídio, embora ofereça conforto e todas as comodidades tecnológicas que você poderia ter se estivesse hospedado em qualquer outro lugar do mundo.

The Liberty Hotel, em Boston, nos Estados Unidos

Interessante, não? Mas o mais intrigante de tudo é que, na maioria deles, é possível se hospedar em celas de verdade, com grades nas janelas e tudo. Já pensou como seria?

Claro que uma noite diferente como esta não custa barato, mas quem já se hospedou em hotéis de luxo que já foram prisões, como os que você está prestes a conhecer; a experiência vale cada centavo.

Confira 7 hotéis de luxo pelo mundo que já foram presídios:

1. Het Arresthuis, Holanda

O nome do hotel, para quem não sabe, significa “prisão domiciliar”, em holandês. Embora seja um dos hotéis de luxo mais sofisticados que você possa conhecer, o Het Arresthuis se trata, originalmente, de um antigo presídio no centro de Roermond.

Ali, ficavam réus de pequenos crimes que aguardavam julgamento e que, se condenados, eram encaminhados para uma prisão estadual. Hoje, no entanto, as pessoas pagam caro para ficar em uma de suas celas, bem mais aconchegantes atualmente (óbvio), com wi-fi, tv de tela plana e um restaurante de culinária internacional.

2. Hotel Katajanokka, Finlândia

Por volta de 1837, o prédio do hotel era um presídio onde réus esperavam pelo julgamento, na Ilha de Katajanokka, no centro de Helsinque.

Hoje, no entanto, é um dos hotéis de luxo mais disputados do mundo, com design elegante e um interessante restaurante localizado no porão.

3. Alcatraz Hotel am Japanischen Garten, Alemanha

Mas, se você quer viver mesmo a experiência de dormir em um presídio (e pagar caro para isso), o Alcatraz Hotel am Japanischen Garten é a melhor opção. Aliás, este foi o primeiro hotel-prisão da Alemanha. Localizado perto do Jardim Japonês, no centro de Kaiserslautern, o presídio data de 1867.

Claro que se você não for tão aberto a experiências excêntricas, o hotel oferece quartos mais convencionais.

Mas, caso você escolha um quarto ao estilo cela, você vai ter uma pequena amostra da vida da prisão através de janelas barradas, camas de prisão originais, feitas por antigos prisioneiros.

4. Four Seasons Hotel Istanbul at Sultanahmet, Turquia

Localizado no centro da histórica Istambul, o edifício do antigo presídio conta com três andares e um belo pátio paisagístico. Conhecida como a Prisão de Sultanahmet, a construção começou a funcionar em 1918 e abrigou prisioneiros de todos os tipos, como homens, mulheres, pessoas muito, muito jovens (como crianças e adolescentes); bem como figuras políticas.

Hoje, no entanto, o Four Seasons oferece acomodações de luxo com obras originais de artesãos turcos, como tapetes turcos feitos à mão e banheiros em mármore.

Interessante, não? Você gostaria de se hospedar em um hotel assim? Agora, falando em prisões, não deixe de conferir também: Conheça os presídios incríveis que existem em algumas partes do mundo.

5. Langholmen Hotell, Suécia

Hoje em dia é um hotel de luxo, mas, durante o século 19, o edifício foi uma na Ilha Långholmen, em Estocolmo, na Suécia.

Embora os quartos sejam bem modernos e aconchegantes, eles ainda contam com muitas características autênticas da prisão de antigamente.

 

O hotel também acomoda um museu prisional, chamado From Crime to Chains, aberto diariamente e que dá o tom a estadia aos visitantes, relembrando o passado de Langholmen.

6. The Old Mount Gambier Gaol, Austrália

O prédio, embora luxuoso, foi inaugurado em 1866, como um presídio. Hoje em dia, no entanto, os hóspedes que pagam para ficar neste lugar têm acesso a muitos dos locais históricos da cadeia, como o antigo salão, a biblioteca e a capela, que foram transformados em modernas áreas comuns, com internet, TV e móveis confortáveis.

Se você ficou interessado em ficar “preso” nesse hotel por alguns dias, ele está localizado a apenas uma curta viagem de carro do Blue Lake e da rua principal de Mount Gambier.

7. The Liberty Hotel, Estados Unidos

O prédio luxuoso, na verdade, foi construído em 1851 e servia como as “acomodações” da Prisão de Charles Street. Durante seus anos de atividade, o presídio “hospedou” prisioneiros famosos, incluindo James Michael Curley, Malcom X, Sacco e Vanzetti, entre outros.

Atualmente, o Liberty Hotel mistura elegância com estilo histórico e arquitetura com todas as conveniências modernas das quais você poderia desfrutar em qualquer outro hotel, como internet wi-fi e academias, por exemplo.

E então, você gostaria se hospedar em um hotel diferentão assim? Agora, falando em prisões, não deixe de conferir também: Conheça as penitenciárias incríveis que existem em algumas partes do mundo.

Fonte: Catraca Livre