7 maravilhas do mundo antigo e 7 maravilhas do mundo moderno

Se você não faltou às aulas de história do ensino fundamental, provavelmente, já ouviu falar das 7 maravilhas do mundo, não é mesmo? Elas se tratam de monumentos e construções erguidas há milhares de anos por povos antigos e suas técnicas rudimentares, mas incrivelmente eficientes e bem estruturadas.

Mas, como você também já deve ter conferido em alguma parte da internet, não é só o mundo antigo que conta com suas maravilhas arquitetônicas. Em 2005, por meio de uma votação online, uma organização suíça chamada New Open World Corporation elegeu, não oficialmente, uma lista com as 7 maravilhas do mundo moderno.

A seleção foi feita mundialmente e a lista de monumentos inscritos contava com 200 integrante, mas terminou com os 77 mais votados pelo público. Entre os primeiros, felizmente, está o Cristo Redentor do Rio de Janeiro e o Coliseu da Itália.

Abaixo, como você vai ver, é possível conferir quais as construções que mais impressionaram no passado e no mundo de hoje. No final, não deixe de nos contar qual delas você gostaria de conhecer, no caso das novas; e qual gostaria de ter conhecido, com relação às maravilhas do mundo antigo.

As 7 maravilhas do mundo antigo:

1. Pirâmides de Gizé

Construídas há 4 mil anos, no Egito, essas são as únicas das 7 maravilhas do mundo antigo que ainda permanece de pé. Embora hoje em dia elas sejam ponto turístico na cidade do Cairo, as pirâmides foram erguidas para serem tumbas para as múmias dos faraós Queóps, Quéfren e Mequerinos.

2. Jardins Suspensos da Babilônia

Construído no século VI a.C, os jardins suspensos foram erguidos por Nabucodonosor, rei da Babilônia, que construiu o monumento como presente à sua esposa.

3. Estátua de Zeus

A estátua, em homenagem ao deus máximo dos gregos antigos, foi construída no século V a.C. Segundo relatos, ela contava com 12 metros de altura em ouro e marfim e era decorada com pedras preciosas. A estátua ficava na Constantinopla e foi destruída em um incêndio no ano de 462.

4. Templo de Ártemis

Considerado o maior tempo da antiguidade, o monumento erguido em Efeso, na atual Turquia, foi construído em 550 a.C. Ele era uma homenagem à deusa grega da caça e protetora dos animais selvagens, Ártemis.

5. Mausoléu de Mausolo

Outro dos túmulos luxuosos que estão na lista das 7 maravilhas do mundo antigo, o mausoléu foi construído no ano de 353 a.C, na então cidade de Halicarnasso, também na Grécia. Ele foi feito a mando da rainha Artemísia II, sobre os restos mortais de seu marido, rei Mausolo.

6. Colosso de Rhodes

Inteiramente feita em bronze, o colosso era uma estátua gigantesca do deus grego Hélis, que ficava na entrada da ilha de Rhodes. Com 30 metros de altura e pesando mais de 70 toneladas, a estátua foi construída em 280 a.C e contava com um farol na mão direita, que servia de orientação aos navegantes que ali passavam.

Conforme especulam os historiadores, a estátua foi destruída por volta do ano de 225 a.C, derrubada por um terremoto. Os tremores teriam jogado o colosso no fundo do mar.

7. Farol de Alexandria

O farol ficava na ilha de Faros, próximo a cidade de Alexandria, no antigo Egito; e foi construído em 280 a.C, a pedido de Ptolomeu. Ela era inteiramente feita em mármore e, em seu topo, contava com um conjunto de espelhos que refletia a luz das chamas por aproximadamente 50 quilômetros.

As 7 maravilhas do mundo moderno

1. Coliseu

Localizado na Itália, o Coliseu é conhecido também como anfiteatro Flaviano e é um dos principais símbolos do país. Ele foi construído no ano 70 e foi uma das maiores construções do Império Romano e foi erguido para ser palco de lutas entre gladiadores.

2. Chizén Itzá

Localizada no México, na província de Lucatã, essa é uma cidade Maia que resiste em pé até os dias de hoje. Ela é composta pela pirâmide de Kukulkan, pelo templo Chac Mool, pela Praça das Mil Colunas e pelo Campo de Jogos dos Prisioneiros.

3. Machu Picchu

Também na América Latina, a cidade de Machu Picchu fica no Peru e é considerada uma das “cidades perdidas dos Incas”. A cidade está localizada no topo de uma montanha, na cordilheira dos Andes, há incríveis 2.400 metros de altitude, no vale do Urubamba.

4. Cristo Redentor

Um dos maiores símbolos brasileiros, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro também se encontra entre as 7 maravilhas do mundo moderno. Localizado no morro do Corcovado, o Cristo é o maior ponto turístico da “cidade maravilhosa” e foi construído em 1931.

5. Muralha da China

Localizada na China (obviamente), a muralha foi construída por volta de 220 a.C, durante o império do primeiro imperador chinês, Qin Shihuang, da dinastia Qin. Ela foi construída em intenção de proteger o império chinês e se estende por nada menos que 3 mil quilômetros.

6. Ruínas de Petra

Localizadas na Jordânia, no Oriente Médio, as ruínas são o que sobrou da cidade de Pedra, destruída por dois grandes terremotos, por volta do ano 551. Antes disso, no entanto, a cidade era uma das mais prósperas dos impérios romano e bizantino.

7. Taj Mahal

Um dos pontos turísticos mais representativos da Índia, o palácio fica na cidade de Angra e se trata de um mausoléu. Ele foi erguido entre os anos de 1630 e 1652, feito em mármore branco, por ordem do imperador Shan Jahan.

A construção foi uma homenagem à memória da esposa do imperador, Aryumand Banu Begam e é tida como uma das maiores provas de amor do mundo. Ela contém inscrições retiradas do alcorão e é inteiramente decorado com pedras semipreciosas.

Interessante, não? Você conhece alguma das 7 maravilhas do mundo moderno? Elas são, realmente, “maravilhosas”?

Agora, falando em coisas antigas, você pode gostar também desse outro post: Estátua de faraó de 4300 anos está intrigando arqueólogos.

Fonte: Fatos Desconhecidos,