7 sinais de que você pode ter intolerância ao glúten

Excesso de gases, barriga inchada, diarreia ou prisão de ventre frequentes, tonturas ou cansaço excessivo após as refeições, irritabilidade, enxaquecas, manchas vermelhas, coceira e dores constantes nos músculos ou articulações. Esses são os sintomas mais comuns da intolerância ao glúten, também chamada de doença celíaca.

Para quem não sabe, glúten é uma proteína encontrada em alimentos como trigo, cevada, centeio e em alimentos derivados desses ingredientes. A intolerância pode aparecer em crianças e adultos e acontece quando não se consegue digerir essa proteína corretamente.

Você sabe se tem intolerância ao glúten?

O problema é que nem todo mundo que tem intolerância ao glúten sabe que sofre com esse mal. Isso porque os sinais que denunciam a doença costumam podem ser facilmente confundidos com sintomas de outras enfermidades, como a enxaqueca comum e a fibromialgia, por exemplo.

E, se já é complicado perceber os sintomas da intolerância, é ainda mais complicado as pessoas identificarem se é possível que sintam-se melhor sem a ingestão do glúten, já que a dieta ocidental é rica em carboidratos a base de farinha de trigo e de outras fontes de glúten.

Você por exemplo, com certeza já comeu pão, macarrão, biscoito ou outros alimentos do tipo hoje, não é verdade?

Como viver com a doença?

Infelizmente, a intolerância ao glúten é um problema que ainda não tem cura, mas com o qual é possível conviver. Além de procurar um médico para fazer testes e confirmar o diagnóstico, para ter uma melhor qualidade de vida o celíacos precisam retirar do cardápio os alimentos que contém essa proteína.

Hoje em dia é possível encontrar diversos alimentos a base de produtos especiais, como biscoitos, pães e macarrão; livres de glúten. Eles, normalmente, são tão bons quanto os comuns e costumam ser feitos a base de farinha de arroz, de mandioca, de milho, fubá, fécula de batata, fécula de mandioca, polvilho e assim por diante.

A boa notícia é que assim que você para de comer glúten os sintomas da alergia somem. Algumas pessoas chegam até mesmo a relatar perda de peso com a nova dieta.

Conheça os sintomas da intolerância ao glúten:

1. Desconforto abdominal

Pessoas com intolerância ao glúten costumam ficar com excesso de gases, inchaço na barriga, sofrer com diarreia ou com prisão de ventre quando ingerem alimentos ricos na proteína do trigo, da cevada, da aveia e do centeio. Esses sintomas também costumam aparecer quando se fica muito tempo sem comer.

Segundo especialistas, o mal estar é causado porque as células do intestino ficam danificadas, causando má absorção de vitaminas e minerais.

2. Tontura

A tontura causada pela intolerância aparece mesmo que você esteja bem alimentado e descansado. Também é comum que aconteça confusão mental, desorientação ou sensação de cansado depois de comer.

3. Alterações de humor

Mau humor, irritabilidade, ansiedade e até mesmo tristeza depois das refeições também são sinais claros da intolerância ao glúten.

Apesar de parecem reações inocentes do corpo e poderem até mesmo ser confundidas com a TPM, no caso das mulheres, as alterações de humor podem acentuar ou causar sensação de cansaço, já que o organismo precisa concentrar boa parte de suas energias em combater a inflação intestinal.

4. Enxaqueca

As dores de cabeça causadas pela intolerância ao glúten costumam aparecer de 30 a 60 minutos depois da ingestão dos “alimentos proibidos” e podem vir acompanhadas também de visão embaçada e dor ao redor dos olhos.

A diferença da enxaqueca causada pela indigestão do glúten para a enxaqueca comum é que, neste segundo caso, a dores têm hora para começar e, normalmente, estão relacionadas ao consumo de café ou de álcool. Alimentos a base de farinha, por exemplo, não são gatilhos da enxaqueca comum.

5. Coceira

A inflamação no intestino causada pelo glúten pode se manifestar também como ressecamento na pele, criando bolinhas vermelhas e despertando também coceira.

Mas, a coceira em si pode ser sintoma de outros problemas, como o lúpus ou a psoríase. Portanto, para saber se você está sofrendo com intolerância ao glúten ou se tem problemas de pele, retire os alimentos com glúten da alimentação e observe se as reações vão desaparecer. Não se esqueça de procurar um médico.

6. Dores musculares

Inchaço nas articulações, como dedos, joelhos, no quadril, além de dores musculares e nos tendões também podem estar relacionadas à doença celíaca.

Fibromialgia também pode despertar, basicamente, este mesmo quadro de sintomas, portanto, procure um especialista para avaliar sua situação.

7. Intolerância à lactose

Infelizmente, é comum que a intolerância à proteína do leite também venha acompanhada da incapacidade de digerir o glúten. Por isso, se este for o seu caso e se você sente os desconfortos descritos ao longo dessa matéria, procure um médico para ter certeza do diagnóstico.

E então, você acha que pode ter esse tipo de alergia? Já tentou ficar sem comer glúten alguma vez?

Agora, falando no poder dos alimentos de causar ou impedir problemas de saúde, você pode gostar de conferir também: Conheça os alimentos que ajudam a acabar com as espinhas.

Fonte: Tua Saúde