7 sintomas que podem indicar gordura no fígado

esteatose hepática, mais conhecida como gordura no fígado, é um termo que descreve o acúmulo de gordura no fígado. É normal ter um pouco de gordura no fígado, mas muito pode se tornar um problema de saúde grave.

O fígado é o segundo maior órgão do corpo. Sua função é processar tudo o que comemos, além de filtrar as substâncias nocivas presentes no sangue. Este processo é comprometido se houver muita gordura no fígado. Se de 5 à 10% do peso de um fígado for de gordura, é muito provável que o paciente já esteja em um quadro de esteatose hepática.

A gordura no fígado  é uma condição reversível que muitas vezes pode ser resolvida com mudanças no estilo de vida. Em muitos casos não apresenta sintomas, por isso é considerada uma doença silenciosa. Geralmente, não causa danos permanentes, a menos que o quadro progrida.

Entretanto, se você apresenta esses 7 sintomas, é muito provável que você esteja com níveis elevados de gordura no fígado.

 7 sintomas que podem indicar gordura no fígado

  1. Dor abdominal constante
  2. Fezes esbranquiçadas
  3. Olhos e pele amarelados
  4. Exaustão, fadiga, cansaço
  5. Urina muito escura
  6. Perda de peso
  7. Apetite ruim

Se o fígado gorduroso evoluir para uma insuficiência hepática , os sintomas podem incluir:

  • Abdômen inchado e cheio de liquido
  • Confusão
  • Tendência de sangrar mais facilmente

Quais são as causas da gordura no fígado?

A causa mais comum de esteatose hepática é o consumo excessivo de álcool. Em muitos casos, os médicos não sabem o que causa a doença em pessoas que não consomem bebidas alcoólicas.

A quantidade de gordura no fígado fica excessiva quando o corpo não consegue processar a gordura ingerida rapidamente. O excesso de gordura é armazenado no fígado, onde se acumula. Uma dieta com alto teor de gordura e alto teor de açúcar pode não resultar diretamente em esteatose hepática, mas pode contribuir para isso.

Além do alcoolismo, outras causas comuns da doença são:

  • obesidade
  • hiperlipidemia ou altos níveis de gorduras no sangue
  • diabetes
  • herança genética
  • perda de peso rápida
  • efeito colateral de certos medicamentos, incluindo aspirina , esteroides, tamoxifeno e tetraciclina

Se você apresenta os 7 sintomas descritos acima, procure um médico especializado o mais rápido possível.