8 coisas para nunca compartilhar nas redes sociais

Quem, hoje em dia, não tem Facebook, Instagram e conta em outras plataformas parecidas? Compartilhar nas redes sociais fotos e detalhes sobre nossa vida se tornou algo comum, corriqueiro e, de certa forma, recompensador, por causa dos likes e comentários das postagens.

O problema é que quando o assunto é compartilhar nas redes sociais, as pessoas não têm mais limites. Há até mesmo quem faça fotos pós-sexo e poste em seus perfis do Instagram, por exemplo.

É por isso que a matéria de hoje é de extrema importância. Como você vai ver, existem informações que não devem, jamais, ser compartilhadas na internet por deixarem você exposto a perigos como fraudes e assaltos.

Um bom exemplo do que ninguém deve compartilhar nas redes sociais é a localização de sua casa, assim como fotos que revelem como é a fachada do imóvel ou que revelem o bairro em que ele está localizado. O porquê disso e de outros dados que você deve esconder a gente explica na lista abaixo.

Confira 8 coisas para nunca compartilhar nas redes sociais:

1. Documentos

Postar foto da carteira de motorista recém-tirada, da passagem de avião, do passaporte e de qualquer outro documento que revele seus dados pessoais, com certeza, está entre as coisas para jamais compartilhar nas redes sociais. Isso deixa você exposto a fraudes, por exemplo.

2. Seus planos de férias

Além de correr o risco de ganhar companhias não desejadas, ao divulgar os dias que você estará fora de casa você pode acabar munindo de informações pessoas com más intenções, como ladrões.

3. Dados bancários

Postar a foto do seu novo cartão de crédito ou de documentos que revelam suas informações bancárias também estão na lista das coisas que você não deve compartilhar nas redes sociais.

Agora, se você está pensando que as pessoas não fazem isso, ficaria surpreso com o quão inocentes os usuários do Facebook e de outras redes sociais podem ser!

4. Bilhetes de loteria

Especialmente se for o premiado, ok? Um australiano, aliás, perdeu uma bolada fazendo uma coisa estúpida como essa.

Um dia, ele ganhou uma quantia em torno de R$ 2,6 mil na loteria e tirou uma selfie para mostrar os amigos. O resultado foi que ele acabou expondo os dados do prêmio e uma outra pessoa pegou o dinheiro no lugar dele.

5. Seu endereço

Sabe o check-in “Home Sweet Home” que todo mundo já postou? E fotos na frente de casa ou do apartamento?

Esse e outros tipos de imagens e de informações que exponham a rua ou o bairro onde você mora são dados extremamente arriscados de se publicar na internet, já que um número grande de pessoas pode ter acesso a eles.

6. Informações sobre crianças

Crianças são fofinhas e rendem muitos likes. Quando se tratam de nossos próprios filhos, então, fica ainda mais difícil resistir a tentação de mostrar às pessoas o quanto eles são bonitinhos e espertos, não é mesmo?

Mas quando você divulga fotos de crianças, especialmente fotos que revelam onde vivem ou a escola onde estudam isso pode ser um grande problema.

Antes de compartilhar nas redes sociais essas informações tão íntimas reflita se você realmente quer que pessoas aleatórias tenham acesso aos horários de seus filhos ou saibam onde encontrá-los.

7. Reclamações sobre o trabalho

Como você já viu nessa outra matéria aqui, alguns tipos de postagens das redes sociais já fizeram pessoas perder o emprego. E isso pode ser mais comum que você imagina!

Portanto, evite falar mal de colegas nas redes sociais e, especialmente, de reclamar sobre seu trabalho. Se você tem Facebook, Twitter, Instagram e assim por diante, seu chefe e colegas dedo-duros também podem ter!

E, só para complementar: dependendo do tipo de postagem compartilhada é possível que sua carreira seja manchada em seus trabalhos futuros sejam comprometidos.

8.  Notícias sem saber se são verdadeiras

Correntes e uma série de informações que circulam nas redes sociais todos os dias costumam ser histórias falsas, inventadas para gerar leitura e pânico. Algumas podem, inclusive, podem conter links com vírus.

Portanto, antes de compartilhar notícias nas redes sociais, verifique se essas informações são verdadeiras.

E então, quantas dessas “coisas imprudentes” você já compartilhou nas redes sociais sem saber que se tratam de informações perigosas?

Agora, se você quer se preservar ainda mais na internet, melhor ler essa outra matéria: 14 coisas que você não pode fazer no Facebook de jeito nenhum.

Fonte: Mega Curioso