8 formas como seu smartphone pode controlar a sua casa

Você se considera um fã de tecnologias ou, na verdade, você tem é medo do que os eletrônicos, cada vez mais inteligentes, podem fazer? Se seu caso for o primeiro, a notícia de hoje é algo positivo. No entanto, se você é uma pessoa mais conservadora vai se assustar quando souber como seu smartphone é capaz de controlar até as coisas mais básicas em sua cada.

Claro que todas essas funções incríveis e até mesmo um tanto assustadoras que você vai ver hoje não são natas dos smartphones, como essas outras funções que você já conferiu aqui. No entanto, por meio de aplicativos cada vez mais rebuscados você pode ganhar o mundo e mandar fazer até mesmo sua xícara de café matinal. Dá para acreditar?

E o que falar sobre aplicativos que controlam dispositivos de segurança, mesmo que você esteja fora; que controlam as trancas de sua casa, que permitem que você climatize sua residência antes mesmo de você chegar em casa e que podem até mesmo ligar seu carro, tudo via smartphone?

Embora tudo isso pareça mais coisa de filme de ficção científica, depois de matéria de hoje você vai entender que o futuro chegou e que a tecnologia está cada vez mais impressionante, seja para o bem ou para o mal. A gente só espera que você, se for sua vontade, também possa desfrutar desses dispositivos controlados pelo smartphone em breve aqui no Brasil.

Confira 8 formas como seu smartphone pode controlar a sua casa:

1. Termostatos inteligentes

1

Que tal controlar a temperatura interna de sua casa, antes mesmo de chegar até ela? Parece sonho, mas um dispositivo chamado Nest já tem feito essa ser uma realidade de muita gente apaixonada por tecnologia.

Tudo funciona tão bem porque o termostato conta com Wi-Fi e vem com um aplicativo para ser instalado no iPhone. Juntos, essas duas ferramentas são uma arma poderosa para deixar o clima de sua casa de acordo com suas preferências ou necessidades.

Acha que é só isso? Claro que não! O aplicativo aprende seus comandos mais frequentes, que entrar para a agência interna do dispositivo. Assim, no horário de costume, ele já vai providenciar sua temperatura favorita.

2. Câmeras de segurança ativadas por movimento

2

Qual outra maneira genial de usar seu smartphone para controlar sua casa? Usando câmeras de segurança ativadas por movimento que podem ser controladas à distância, por meio de seu smartphone.

O diferencial desses dispositivos é que eles não gravam tudo, mas esperam algum tipo de movimento para começar a gravação e enviar um alerta ao seu celular. Em sua telinha, em qualquer lugar do mundo em que você estiver, você vai conseguir ver imagens ao vivo de sua casa e do que está acontecendo dentro dela. Caso haja algo errado, você pode pedir por socorro e informar dos problemas que estão ocorrendo em sua residência, mesmo estando fora.

3. Sistema de segurança

3

Você nunca mais vai ter que deixar uma cópia da chave no vizinho se adotar uma chave digital para sua casa! Lockitron é mais um dos dispositivos que permitem que seu smartphone controle sua casa, bloqueia,  desbloqueia e envia senhas de comando e destravamento de fechaduras por SMS, para quem você quiser.

4. Alimentador de pets

4

Quer manter seu bichinho bem nutrido mesmo quando você está fora de casa? Com o PintoFeeder essa tarefa ficou muito mais fácil. Basta você ativar o dispositivo na hora do lanchinho do seu pet que ele libera uma quantidade de comida ideal para seu gato ou cachorro. Além disso, o dispositivo envia uma imagem para seu celular alertando que seu bichinho de estimação comendo.

5. Iluminação remota

5

Também é possível usar seu smartphone para ligar e personalizar a tonalidade das lâmpadas de sua casa, sabia? Com a Hue, da Philips, você pode controlar o brilho e a cor da lâmpada por Wi-Fi, bem como usar imagens para ajudar a criar tonalidades.

Conforme o fabricante, dá para criar uma rede de até 50 lâmpadas inteligentes, cada uma equivalente a 50 watts de um bulbo incandescente padrão e com duração média de 15 mil horas.

6. Cafeteiras

6

Cafeteiras que podem ser programadas não são exatamente uma novidade no mercado. Mas o que dizer de uma cafeteira que também pode ser controlada via smartphones ou tablets? Esse modelo, fabricado pela dinamarquesa Scanomat, oferece todo esse conforto aos seus usuários, servindo água, café, leite e até fazendo limpeza automáticas, tudo há um clique de distância do seu celular.

7. Chaves inteligentes

7

Que tal nunca mais ter que se lembrar de trancar as portas de casa antes de sair ou ter que carregar chaves com você quando estiver fora? E melhor: imagine como deve ser se sentir seguro pela primeira vez na vida, despreocupado se alguém vai usar uma cópia de carbono para entrar em sua residência?

Com a Lockitron é assim. Ela permite que você desfrute de fechaduras equipadas com bluetooth e Wi-Fi que podem ser controladas por seu smartphone ou via SMS. Essa tecnologia também avisa você sobre a pessoa que abriu sua porta e tenta identificar quem são as visitas do lado de fora.

8. Dar partida em seu carro de forma remota

8

E o que dizer da possibilidade de dar partida em seu carro e controlá-lo de várias formas usando seu smatphone? Legal, né?

Mas não é só isso. A empresa Viper permite também, por meio de seu novo aplicativo/sensor SmartStart, que você destrave o carro e ligue o aquecedor usando apenas o celular. Incrível, não?

Viu como dá para fazer quase tudo usando o celular? Mas nada disso adianta se a bateria não estiver boa, não é mesmo? Por isso, confira também 11 mitos e verdades sobre a bateria do celular que você não sabe.

Fonte: Freshome