9 alimentos que você precisa estocar em caso de um desastre natural

Apesar do Brasil ser um país onde furacões, como o Irma, normalmente não acontecem, pensar em um desastre natural é algo que deixa qualquer um apreensivo, não é mesmo? As cenas de desespero e de devastação no Caribe e no sul dos Estados Unidos nos últimos dias, aliás, serviram de exemplo de como a natureza pode ser impiedosa em suas reviravoltas.

Mas, como também acompanhamos daqui, as pessoas que seriam atingidas pelos furacões tiveram um tempo para se preparar, pelo menos no caso dos americanos. Eles tinham que sair de casa e procurar abrigos ou ficar e começar a pensar em estocar mantimentos para os dias em que durasse o desastre natural.

Entretanto, como você já deve imaginar, não é todo tipo de alimento que serve para ser estocado em casa. Isso porque furacões e outros desarranjos naturais são imprevisíveis, podem causar inundações, interromper o fornecimento de energia elétrica, de água, gás e dificultar bastante as condições de sobrevivência.

Dessa forma, escolher alimentos já preparados, nutritivos e que tenham uma boa durabilidade nas prateleiras é essencial. Abaixo, aliás, descobre alguns alimentos que correspondem a esse “perfil” e aprende como deixar esse período penoso, pelo menos com relação à alimentação.

Em caso de desastre natural, você precisa estocar esses alimentos:

1. Água

No topo da lista, obviamente, é água. Se o abastecimento for cortado e demorar a voltar, você e as pessoas que estão abrigadas com você podem passar por maus momentos.

O ideal é calcular de 3 a 4 litros por pessoa por dia, colocando nesse cálculo a água para se hidratar e para preparar os alimentos (banho e outros tipos de cuidados higiênicos podem esperar até o retorno da normalidade).

2. Atum em conserva

Por mais que você não se agrade muito do sabor, o atum em conserva é bastante resistente, já está pronto e não precisa ser refrigerado. Ele também é bastante nutritivo.

3. Enlatados

Comidas enlatada, de forma geral, é uma boa pedida para os períodos de desastre natural ou de qualquer outro contratempo. Os vegetais em conserva, então, são essenciais. Eles duram bastante como o atum, alimentam, já estão prontos para o consumo e, principalmente, matam a fome.

Uma opção ainda melhor é escolher versões fáceis de abrir, que dispensem o uso de abridores de latas.

4. Pasta de amendoim

Apesar de não ser um alimento muito popular no Brasil, a não ser no caso de quem leva uma vida fitness, a pasta de amendoim é um ótimo alimento para ter no estoque caso aconteça algum desastre natural.

Ela dura bastante, é uma ótima fonte de proteínas e pode ajudar a dar sabor a outros alimentos, como bolachas, pães e assim por diante.

5. Maçã

Apesar de frutas in natura não durarem muito, a maçã tem uma boa durabilidade melhor que a da maioria e é uma boa opção para quem precisa ficar em um abrigo fechado por algum tempo.

6. Café solúvel

Mesmo se você não tiver gás em casa, é possível usar o café solúvel de uma forma rápida e prática. É possível consumi-lo em temperatura natural, apenas dissolvendo o café em água; ou quente, se conseguir uma outra maneira de aquecer a água.

7. Oleaginosas

Salgadinhos industrializados são uma péssima opção para estoques de alimentos, especialmente em época de desastre natural. Eles não são nutritivos, são uma fonte inesgotável de sódio e só deixam as pessoas com mais fome e mais sede.

Para aquele lanchinho rápido e saudável, pacotes de nozes, castanhas e outras oleaginosas são as melhores opções, já que duram bastante e são nutritivas.

8. Cereais

Cereais matinais também são itens que você não pode deixar de colocar em seu estoque pessoal. Eles duram bastante, são gostosos e proporcionam refeições rápidas, sem muito trabalho.

9. Leites vegetais

Ao invés do leite de vaga e de cabra, por exemplo, a melhor opções de leites para estocar em caso de um desastre natural são os vegetais, como os de soja e de amêndoas, por exemplo. Eles duram mais e não precisam de refrigeração para serem conservados.

Anotou tudo? Agora, em momentos de limitações, é bom também anotar essa outra dica aqui: Como carregar o celular sem energia elétrica em 3 passos simples.

Fonte: Mega Curioso