9 coisas mais estranhas que já foram enviadas ao espaço

Desde que o homem começou a explorar o espaço, no final da década de 1950, o fascínio por conhecer as coisas que estão fora de nosso planeta sempre nos rondou. Acontece que há alguns anos, as pessoas descobriram que não é preciso fazer parte da NASA para fazer sua própria experiência espacial.

Claro que não dá para se enfiar em uma nave e ir para a Lua, mas é possível, com a ajuda de um
balão meteorológico, enviar os objetos mais estranhos e hilários para fora da atmosfera. A única coisa que não pode ser esquecida, quando se propõe a fazer uma experiência dessas, é uma câmera, para que o “espetáculo” possa ser visto daqui de baixo, não é mesmo?

Aliás, é isso que vamos conferir na matéria de hoje: coisas totalmente incomuns que já fizeram uma “passeio estratosférico”. Acompanhe nossa lista e veja os vídeos que registraram essas façanhas ao redor do mundo:

1. Hello Kitty

Parece mentira, mas foi verdade. Um pequeno foguete mandou para fora da Terra o brinquedo no início de 2013. A façanha foi feita por uma adolescente americana, chamada Lauren Rojas. Isso, aliás, era parte de seu projeto de ciências e chegou a alcançar 30 quilômetro de altitude. Segundo a menina, o objetivo da experiência era verificar a temperatura e a pressão do ar em grandes altitudes.

2. Ônibus espacial de LEGO

O ônibus espacial feito de peças de LEGO chegou a 35 mil metros de altura e retornou ao nosso
planeta depois de um tempo. A experiência aconteceu no final de 2011 e foi coordenada por um pequeno alemão. No final das contas, o brinquedo pousou em uma montanha, a 240 quilômetros do local onde aconteceu seu lançamento.

3. Hambúrguer

O fast food que ganhou o espaço foi enviado como parte da “Operação Skyfall”, organizada por um grupo de estudantes dos Estados Unidos, em 2012. O hambúrguer alcançou 30 mil metros de altitude e foi encontrado, depois de voltar à Terra, a cerca de 200 quilômetros do local de onde foi lançado.

4. Trenzinho de brinquedo

Stanley é o nome do brinquedo que foi mandado para fora da Terra. Ele, aliás, era o favorito do
filho de Ron Fugelseth, o responsável pelo experimento. A experiência aconteceu em 2012. Aliás, depois de alcançar 30 mil metros de altitude, o trenzinho voltou ao planeta em apenas 20 minutos, logo após o balão meteorológico que o transportava estourar.

5. Robô

O envio do pequeno robô ao espaço acabou virando um clipe da banda Lucky Elephant, em 2010. O objeto alcançou um pouco menos de 30 mil metros de altitude e foi enviado em um foguete, a partir da cidade de Bournemouth, na Inglaterra.

6. Cadeira

Uma cadeira? Sim, uma cadeira foi enviada para fora da atmosfera por uma marca de eletrônicos, a Toshiba. O objeto, por incrível que pareça, alcançou 30 quilômetros de altitude e foi enviada para a gravação de uma campanha que divulgava um novo modelo de televisão de tela plana.

7. Cerveja

A latinha de cerveja que você vai ver no vídeo chegou a incríveis 27 quilômetros acima da
atmosfera. Sua aventura, aliás, patrocinada pelos amigos Rich Toma e Danny Burns, em 2011; durou cerca de duas horas e meia. Embora a lata que aparece no filme estivesse vazia, uma outra, com cerveja; foi enviada dentro de um isopor e voltou à terra a mais de 240 km/h.

8. Bacon

Os amantes do bacon que nos perdoem, mas até um “exemplar” dessa guloseima já esteve em viagem fora da Terra. O experimento foi feito em 2013, por um grupo de britânicos. O pedaço de carne suína chegou a 30 quilômetros de altura e foi lançado a bordo da nave Pigasus I. O pior de tudo é que, depois que chegou aqui no planeta, o bacon foi consumido…

9. Superman

Claro que ninguém encontrou o verdadeiro Clark Kent por ai. O superman enviado ao espaço se tratava de uma miniatura de brinquedo do super-herói. Embora não dê para dizer a velocidade ou a altura atingidas pelo boneco, esse foi apenas um dos brinquedos enviados para fora da Terra pelos responsáveis do projeto LEGO Man in Space (Homem de LEGO no Espaço). Outras miniaturas de plástico da marca já chegaram a 25 mil metros de altitude no espaço.