9 truques e funções do Google Tradutor que você nem sabia que existiam

Mesmo se você for poliglota, ou seja, falar mais de 4 idiomas diferentes, é possível que em algum momento da sua vida você tenha usado o Google Tradutor. Esse, aliás, é um dos recursos mais úteis e interessantes do Google, que permite os usuários traduzirem qualquer coisa instantaneamente para um número sem fim de línguas estrangeiras.

O melhor de tudo é que, além das traduções, esse recurso do Google ainda permite que você ouça como é a pronúncia da palavra ou da frase deve ser no idioma para qual o termo foi traduzido. Interessante, não?

Porém, essas estão longe de ser as únicas funções com as quais o Google Tradutor conta. Pouca gente sabe, mas ele também permite fazer traduções em tempo real, usando a câmera do celular; ou até mesmo traduzir páginas completas na internet.

Alguns truques muito úteis também estão escondidos nas ferramentas do Google Tradutor que podem salvar você de algum apuro, especialmente durante viagens ao exterior.

Abaixo, como você vai ver, listamos várias dessas funções pouco conhecidas e dos truques que vão deixar sua experiência com o Google Tradutor mais fácil e funcional.

Confira 9 truques e funções do Google Tradutor que são muito úteis:

1. Traduzir barulho de motor

Sabe aquele barulho típico de um motor de carro? Se você definir a tradução para o croata, escrever essa sequência de “R”s como na foto e clicar no ícone de som no lado do idioma croata, vai ouvir um som bem parecido com o de um carro em funcionamento.

2. Traduzir documentos

Documentos, mesmo em Word, em um idioma estrangeiro podem ser traduzidos usando o Google Translator. Para isso, você só precisa de uma extensão do aplicativo, chamada Google Translator Toolkit. Então é só carregar o documento e deixar o resto por conta do tradutor.

3. Traduzir páginas online

Se quiser acessar alguma página na internet com um idioma que você não entende, o Google Translator também é a solução. Você só precisa digitar a URL na caixa de tradução, selecionar o idioma para o qual você quer traduzir e você aparecerá um navegador interno. É ele que vai permitir que você leia tudo o que preciso no site no idioma escolhido.

4. Traduzir sem internet

Sempre tem aquele momento em que a gente fica sem internet, como em viagens, por exemplo. Se precisar usar o Google Tradutor, no entanto, isso não será um problema.

O aplicativo permite que o usuário baixe até 103 idiomas diferentes para o celular. Então, se você se preparar com antecedência, a falta de internet não vai impedir você de traduzir qualquer coisa quando for preciso.

5. Salvar traduções

Nem todo mundo sabe, mas o Google Tradutor também permite que os usuários salvem suas traduções importantes. Para isso, você pode usar o que o aplicativo apelida de dicionário de expressões.

Para usá-lo, você só precisa clicar no ícone “Estrela”, clicar na estrela dentro de um círculo no canto superior direito do site para abrir o Dicionário de Expressões e, então, salvar lá o que você quiser.

6. Fazer traduções em tempo real

No aplicativo, o usuário tem acesso a um ícone de câmera, que permite que você faça traduções em tempo real. Dessa maneira, usando a câmera do seu celular, você pode traduzir placas em idiomas estrangeiros, por exemplo, apenas escolhendo a língua para a qual a mensagem deve ser traduzida e apontando seu celular para elas.

7. Traduzir site

Se você tem um site ou um blog, por exemplo, você pode traduzi-lo para mais de 100 idiomas, apenas usando o Google Tradutor. Isso vai permitir que pessoas de outros países leiam seu conteúdo com grandes problemas.

Para isso, você só precisa adicionar o seu site à base de dados do aplicativo e ele traduzirá sua página sempre que preciso.

8. Traduzir contextos

Apesar da maioria das traduções saírem de forma literal, a verdade é que o Google Tradutor também pode traduzir frases e expressões dentro do contexto correto. Se você destacar a palavra na hora da tradução ele saberá o que fazer.

9. “Bugar” o tradutor

Uma espécie de erro muito interessante do tradutor do Google também merece destaque nessa lista. Não se sabe porquê, mas se você traduzir o conjunto de letra ” äääääääääääääää”, do alemão para o turco, por algum motivo a tradução é a palavra Pokemon.

Interessante, não? Conhece outros truques e outras funções úteis do Google Tradutor, além da tradução simples e pura? Se sim, não deixe de compartilhar conosco nos comentários e nos ajudar a deixar essa lista ainda mais completa.

E, por falar em funções pouco conhecidas do Google e de suas extensões, não deixe de conferir ainda: 16 serviços escondidos no Google que quase ninguém conhece.

Fonte: Fatos Desconhecidos