Agressividade dos gatos pode estar ligada à cor do pelo, indica estudo

Quando o assunto é gato, normalmente encontramos dois extremos: há aqueles que os ama por sua independência e afetividade, e outros que os odeia por sua imprevisibilidade. Mas uma coisa todos nós temos que concordar, esses felinos são muito diferentes entre si, indo do mais amável e carinhoso até o mais agressivo e rabugento.

Para entender essa diferença comportamental entre os gatos, pesquisadores da Universidade Davis, na Califórnia (EUA), analisaram os animais de 1.274 pessoas, coletando dados como cor, agressividade contra seres humanos e contra outros gatos, além de comportamento no veterinário. O estudo foi publicado no Journal of Applied Animal Welfare Science.

A relação entre cor do pelo e agressividade

O estudo conseguiu encontrar uma relação entre a cor do pelo e o nível de agressividade desses felinos, confira:

  • Os gatos com o pelo nas cores alaranjada, preta e branca ou cinza e branca tendem a ser mais agressivos com os humanos e outros gatos;
  • Já os com coloração cinza, preta, branca ou malhada são mais amigáveis e afetuosos.

Vale ressaltar que estamos falando de uma tendência, isso significa dizer que nem todos os gatos vão se enquadrar nessa estatística. De toda forma, mesmo com os resultados desse estudo, ainda não é possível afirmar que existe tal relação. Isso por que ainda não foi possível identificar a causa e a natureza desse resultado.

Entretanto, o estudo mostrou que a relação da cor do pelo e o nível de agressividade do gato pode ter alguma ligação com o processo evolutivo desses felinos.

Os pesquisadores mostraram que em outro experimento realizado com a especie raposa-de-prata na década de 50, onde um grupo passou por um processo de domesticação, algumas características físicas, como a coloração do pelo, foram modificadas.

Agora resta descobrir se aconteceu o mesmo com o processo de domesticação dos gatos.

Será que esses resultados batem com a realidade? Se você, leitor da Segredos do Mundo, tem um bichano em casa, deixe nos comentários seu relato!

 

Fonte: Megacurioso
Imagens: Reprodução