Alguns desodorantes podem causar câncer de mama, diz estudo

Um novo estudo realizado pela Universidade de Genebra, na Suíça, revelou que mulheres que usam desodorantes com sais de alumínio podem apresentar maiores riscos de desenvolver câncer de mama.

No estudo, os cientistas mostraram que uma exposição longa ao cloreto de alumínio, amplamente utilizado pela industria de cosméticos, pode provocar o desenvolvimento de tumores.

Se o produto for um antitranspirante a história fica pior. Como os desodorantes bloqueiam as glândulas sudoríparas, responsáveis pelo suor, os sais de alumínio se acumulam na região próxima ao tecido mamário.

Leia os rótulos

A recomendação dos pesquisadores envolvidos no estudos é que homens e mulheres procurem desodorantes sem os sais de alumínio. Para isso é fundamental uma leitura atenta aos rótulos dos produtos. Algumas marcas enfatizam a não utilização desses sais, facilitando a informação ao consumidor.

O estudo ressaltou que nos testes realizados com camundongos os tumores que surgiram sofreram metástase, ou seja, eles se espalharam para outras partes do corpo pela corrente sanguínea.

 

Fonte: Minha Vida
Imagens: iStock/Getty Images/Reprodução