Aprenda a recuperar mensagens apagadas no WhatsApp

Hoje em dia, praticamente, todo mundo usa WhatsApp. Não dá para negar que o aplicativo seja realmente funcional e para aproveitar tudo que ele pode oferecer de melhor, já ensinamos aqui alguns truques e segredos que ele pode esconder. E, para complementar essa lista de utilidades, hoje vamos ensinar como recuperar mensagens apagados no WhatsApp.

Se, por algum motivo, você tenha apagado alguma conversa sua aplicativo e precisar tê-la, existe um jeitinho bastante simples de recuperar mensagens apagadas no WhatsApp. Mas isso, claro, para aquelas conversas das últimas 24 horas, viu?

Isso porque, para recuperar mensagens apagadas no WhatsApp enviadas ou recebidas no dia anterior, tudo o que você tem a fazer é desinstalar o aplicativo e instala-lo novamente. Quando você faz isso, acaba reiniciando o WhatsApp, que vai pedir permissão para recuperar as conversas mais recentes que você teve.

Agora, se for um arquivo mais antigo, também é possível recuperar mensagens apagadas no WhatsApp, só que com um pouquinho mais de trabalho. Como você vai ver abaixo, existem formas específicas para fazer isso em celulares iOS e Android. As dicas, inclusive, são do site Olhar Digital.

E, no final de tudo, você não pode se esquecer de desinstalar e instalar o aplicativo. Certinho?

Agora aprenda a recuperar mensagens apagadas no WhatsApp:

iOS

3

No iPhone, para recuperar mensagens apagadas no WhatsApp há mais mais tempo, basta procurar no lugar certo. Para isso, vá até Ajustes, no próprio aplicativo, então em Ajustes de Conversa e selecione a opção Backup de Conversas. Aí é só verificar que a opção Auto Backup está ativada.

1

Em caso positivo, suas conversas estarão a salva no iCloud. Daí, para recuperá-las, tudo que você precisa fazer é desinstalar o aplicativo e instalá-lo novamente. Isso faz com que o backup do histórico de mensagens seja descarregado novamente.

Se, no entanto, o Auto Backup estiver desativado e você tiver interesse em armazenar seu histórico de conversas, então ative a opção. E, se precisar de outras orientações, esse link pode ajudar.

Android

4

Recuperar mensagens apagadas no WhatsApp, caso você use um Android, é uma pouco mais complicado que no iPhone, mas não é impossível. Dentro desse sistema, o aplicativo mantém cópias das conversas durante 7 dias na própria pasta do Android, na memória interna do celular ou no cartão SD, dependendo das configurações de seu aparelho.

Então, para recuperar mensagens apagadas no WhatsApp, você precisa conectar o smartphone, usando um cabo USB, ao computador, usando também um aplicativo que permita gerenciar pastas. As sugestões do Olhar Digital são o File Manager, o ES File Explorer ou o Web PC Suite.

Agora começa a fase da procura. Para recuperar as mensagens apagadas no WhatsApp, comece iniciando o gerenciador no celular ou no computador e selecione o diretório da memória em que estiver instalada o WhatsApp. Dentro da pasta correspondente à ele, busque Databases.

Dentre dessa outra pasta estarão as mensagens armazenada, identificadas pelo nome “msgstore” e pela data. O arquivo que não tiver qualquer data é o backup das últimas 24 horas e é esse que o aplicativo recuperaria sozinho, caso fosse desinstalado e instalado novamente. Então, sua missão é transformar a mensagem que você quer recuperar em algo parecido com esse arquivo, entendeu?

2

Para isso, escolha a mensagem que está precisando (não é possível recuperar mais de um backup por vez), daí é apagar o nome do arquivo e  data da conversa. O WhatsApp vai pensar que esse é o arquivo das últimas 24 horas.

Antes de excluir o aplicativo e instalá-lo novamente, não se esqueça de mudar o nome do backup que encontrou sem a data, logo que acessou a pasta; ou você vai confundir o sistema. Aí, então, é só remover o gerenciador de pastas do celular e o próprio WhatsApp.

O lado ruim é que mensagens mais antigas que 7 dias, caso tenham sido apagadas, não podem mais ser recuperadas. E, se não entendeu alguma parte do processo, talvez esse link possa ajudar você.

E agora, sabe recuperar mensagens apagadas no WhatsApp?

Fontes: Catraca Livre, Olhar Digital