Assista ao vivo: Furacão Irma chega à Flórida com categoria 5, a mais forte

Ao contrário das previsões dos meteorologistas, o furacão Irma chega à Flórida, nos Estados Unidos, com categoria 5, ou seja, força total.

Com ventos de 215 km/h, o Irma tocou a costa sul do estado americano por volta das 7h da manhã (8h, no horário de Brasília) deste domingo (10), atingindo primeiro a ilha de Key West, há 260 km de Miami.

Além da recuperação da intensidade dos ventos, que ocorreu logo depois de passar por Cuba, o furacão Irma chega à Flórida também com rota alterada.

As previsões mais recentes apontam que o Irma passe pela costa mais a oeste que se pensava, o que poderia manter o olho do furacão nas águas do Golfo do México. É possível que a mudança na trajetória evite uma destruição maior no sudeste da Flórida.

Assista ao vivo a passagem do Irma pela Flórida:

Furacão Irma chega à Flórida com rota alterada

Até o momento, o furacão Irma já matou 25 pessoas e reduziu a escombros muitas construções ao passagem pelo Caribe (clique aqui para conferir) e por Cuba. Cerca de 6,3 milhões de pessoas receberam ordens de evacuação na Flórida, especialmente devido ao amento do nível do mar.

O problema, no entanto, é que a mudança no sentido dos ventos levou a uma evacuação de última hora nas regiões mais a oeste e ao sul da Flórida, na área da cidade de Tampa, por exemplo. Praticamente toda a costa do estado permanece em alerta do furacão, embora as últimas projeções também possam vir a mudar.

Veja a localização do furacão Irma:

Furacão em Miami

Com relação às forças do vento, furacão Irma chega à Flórida causando grandes estragos em Miami, por exemplo. Na cidade, árvores foram arrancadas e as ruas foram inundadas pelas chuvas geradas pela passagem do furacão.

Na região, as ruas estão totalmente fazias e mais de 43 mil pessoas estão sem energia elétrica. A previsão é que o olho do furacão Irma chegue ao estado americano no início da tarde deste domingo.

A previsão é de a intensidade do furacão diminua à medida que o Irma suba pela costa do Estados Unidos.

Veja um pouco da passagem do Irma por Miami, transmitida ao vivo, pelo Youtube do Washington Post:

Ao vivo, pelo Facebook

Clicando nesse link (clique aqui) disponibilizado pelo próprio Facebook, é possível ver a passagem do furacão Irma de vários pontos dos Estados Unidos. Você só precisa passar o cursor do mouse pelo mapa e escolher uma das lives para assistir.

Os vídeos são caseiros, transmitidos ao vivo pelos próprios morados do estado da Flórida.

E, falando em furacões, se você quiser entender um pouco mais sobre o assunto, vale a pena conferir esse outra matéria: Como são escolhidos os nomes dos furacões e porque os com nomes de mulher são os mais mortais.

Fonte: Uol, Veja, Fatos Desconhecidos, YouTube, El País, YouTube