Bolinhas no braço: o que são e como eliminá-las em casa?

Elas, normalmente, aparecem na parte posterior do braço, ou na lateral das coxas, e deixam a região avermelhada e áspera. Se você tem essas bolinhas, também chamadas por aí de “bolinhas no braço”, com certeza, sabe do que estamos falando e sabe também que elas não são nada bonitas.

Mas, apesar do desconforto estético que essas bolinhas no braço causam em algumas pessoas, a verdade é que elas não são algo com o qual se preocupar. Conhecida pelos médicos como ceratose pilar, essas bolinhas se tratam de uma condição genética que pode aparecer em organismos de homens e de mulheres.

Como e por que elas aparecem?

Agora, se você está se perguntando como é que essas bolinhas no braço se formam, fique sabendo que tudo não passa de uma espécie de entupimento nos poros.

Em entrevista ao site, Vix, a dermatologista Cristina Salaro, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia; explicou que elas surgem por causa de plugs ou rolhas de ceratina que entopem a saída do pelo, o que acaba formando as protuberâncias.

Ainda de acordo com a médica, pessoas que têm histórico de bronquite, asma brônquica, rinite e sinusite alérgica de repetição têm ainda mais chances de desenvolver as tais bolinhas no braço.

Como eliminar as bolinhas no braço?

Espremer ou tentar arrancar com as unhas são opções que está fora de cogitação. Conforme a especialista, isso só aumenta as chances de gerar uma inflamação ou infecção no local.

Mas, para quem não gosta de ter essas protuberâncias na pele, a boa notícia é que existem duas formas simples de eliminá-las em casa, sem gastar quase nada. Abaixo a gente ensina como fazer:

1. Tomar sol

Apenas 10 minutos de sol diariamente já é o suficiente para melhorar o aspecto das bolinhas no braço em pouco tempo. O melhor período para se expor ao sol, como você já deve saber, é entre 9h e 10h da manhã, ou após as 16h, sempre com protetor solar.

OBS: Usar menos roupas de manga ou menos calças, no caso de bolinhas nas coxas, também ajuda bastante a deixar a região ventilada e a evitar que os folículos fiquem entupidos.

2. Esfoliar a pele

Para se livrar das bolinhas no braço, você pode esfoliar a região afetada todos os dias ou, pelo menos, uma vez por semana. É possível usar vários tipos de produtos, industrializados, manipulados ou feitos em casa; sempre na hora do banho, quando o vapor do chuveiro ajuda a abrir os poros.

Depois da esfoliação, é preciso enxugar bem a pele e aplicar hidratante. De acordo com a dermatologista, cremes a base de ureia de 10% a 15% ajudam a potencializar os resultados e acalmar o aspecto áspero da pele.

E, por falar em remover coisas que incomodam esteticamente, você pode gostar de conferir também: Como remover verrugas em casa, sem gastar quase nada.

Fonte: Vix