Chocolate branco, afinal, é “chocolate de verdade”?

Muitas pessoas acreditam que o chocolate branco não tem cacau, ou que nem se quer é um chocolate. Podemos dizer que isso é uma “meia verdade”.

Apesar dos mitos, o chocolate branco tem sim cacau, mas diferente do chocolate preto, não é usado o licor da fruta, apenas a manteiga.

O chocolate preto também recebe a manteiga de cacau em sua receita, mas a matéria prima que forma a massa base desse produto é o licor de cacau.

E o que é o cacau?

Para entender o que é a manteiga e o licor de cacau precisamos falar sobre a fruta que dá origem à essas matérias primas. Na verdade, são as sementes do cacau que são utilizadas. Após colhida e aberta, as sementes são retiradas e levadas para serem torradas e trituradas. É nessa parte que as duas matérias primas são separadas, o licor e a manteiga.

Chocolate branco

Depois dessa etapa de processar as sementes, as diferenças entre os chocolates começam a aparecer. O chocolate branco é feito apenas com a manteiga do cacau com a adição de leite e açúcar.

Já o chocolate preto, e suas variações, tanto a manteiga quanto o licor do cacau são usados. Além disso, pode ser adicionado o leite e o açúcar. No caso do chocolate 100% amargo, apenas a massa pura do cacau é usada, sem a adição de outros ingredientes.

E vocês, leitores da Segredo do Mundo, preferem o chocolate branco ou o preto? Deixem nos comentários!

Fonte: Vix
Imagens: Reprodução