Coisas estranhas que acontecem com o corpo em uma viagem de avião

Viagem de avião pode até ser sinônimo de férias e diversão para você e não estar em sua vida como algo negativo, mas, mesmo assim, é comum que seu corpo enfrente algumas reações estranhas durante um voo. Ou você vai dizer que nunca sentiu qualquer mal estar enquanto o avião estava no ar?

Conforme especialistas, isso acontece porque a mudança de pressão impacta muito nosso organismo. Aquela sensação de ouvido entupido, por exemplo, e até mesmo o enjoo que muita gente sente enquanto está voando são reações típicas dessa alteração de pressão que ocorre dentro do avião em movimento e também da confusão de percepções com as quais sofremos nesse ambiente.

Inchaço nas pernas e em outras partes do corpo, dores de dente, e até mesmo alteração do apetite são outras coisa estranhas que costumamos perceber nesses momentos sabia? Mas, claro, isso é só o começo do que seu corpo pode sofrer enquanto está no ar.

Na lista que preparamos abaixo você vai identificar algumas reações negativas que vão lhe parecer familiares durante uma viagem de avião. A boa notícia que é a maioria delas contam com soluções simples, que você mesmo pode fazer para se prevenir ou para acabar com o desconforto.

Confira 10 coisas estranhas que acontecem com o corpo em uma viagem de avião:

1. Inchaço

Como não podemos nos mover direto, durante um viagem de avião, nossa circulação sanguínea fica prejudicada. Isso pode causar inchaço nas pernas e em outras partes do corpo e, em casos mais sérios, até trombose.

Para evitar esse desconforto e eliminar os riscos, tente mexer os pés (forçando as pontas e os calcanhares no chão, alternadamente) e se levantar de vez em quando durante viagens longas.

2. Preferências alimentares fora do comum

Cientistas já descobriram que durante uma viagem de avião algumas áreas do cérebro, responsáveis por nossas preferências gustativas, podem funcionar de forma diferente. Por isso, é comum que pessoas que preferem doces, por exemplo, tenham mais apetite por algo salgado.

3. Mau hálito

Por mais que você não tenha o problema em solo firme, não é incomum que você perceba o hálito ruim durante um voo. Isso acontece porque, no ar, nosso corpo passa a produzir menos saliva, o que acaba ocasionando um aumento na quantidade de bactérias que causam o mau hálito em nossa boca.

Se você consumir alimentos saudáveis antes de viajar, tomar bastante água e comer uma bala ou mascar um chiclete é possível minimizar esse problema.

4. Acne

Durante uma viagem de avião, é comum que nosso corpo desidrate, especialmente durante longas horas de voo. Por causa disso, sua pele pode sofrer com alguns problemas, como descamação e até mesmo com o surgimento de espinhas.

Conforme quem entende do assunto, o ambiente seco e a redução das defesas de nossa pele provocam esse tipo de problema, que pode ser minimizado com o uso de hidratantes.

5. Enjoos

Enjoos, náuseas e até vômito são reações comuns durante uma viagem de avião devido à imagem estática que vemos durante o voo inteiro e que não coincide com o movimento percebido por nosso labirinto (no ouvido). Essa instabilidade de percepções acaba estressando o organismo.

Esse mal estar, por outro lado, pode ser reduzido se você conseguir um assento ao lado da janela.

6. Problemas intestinais

Outro fenômeno estranho que acontece devido a falta de movimentação é o meteorismo. Basicamente, seu metabolismo desacelera por você estar sentado por um longo período; ao mesmo tempo em que a mudança de pressão causa gases que circulam em seu corpo de uma forma atípica. Isso, então mexe profundamente com seu intestino.

Para evitar o desconforto, a dica é tentar se levantar às vezes e tentar comer menos durante os voos.

7. Ouvido sensível

Nosso ouvido costuma ficar tampado durante os voos. Isso acontece por causa da pressão, que começa a ficar mais forte do lado de dentro, trazendo à tona sensações desagradáveis como essa.

Se você mascar um chiclete ou comer uma bala é possível que ajude a combater o mal. Agora, se você quiser entender o porquê, vai ter que ler essa outra matéria aqui.

8. Dor de dente

Sensibilidade e desconfortos dentários durante uma viagem de avião também são comuns por causa da mudança de pressão. Isso acontece porque o ar entre em nossos pequenos orifícios e começa a exercer pressão nos dentes, pelo lado de dentro.

9. Contaminação por bactérias

As companhias aéreas tentam oferecer água limpa, mas não é incomum encontrar amostras de água e outros líquidos servidos em voo infectados por bactérias intestinais. Para evitar esse tipo de contaminação, prefira água mineral e outras bebidas que venham em embalagens lacradas. Além disso, evite tocar ou encostar os alimentos na mesinha dos assentos.

10. Nervosismo

Mesmo se você não tiver pavor de avião, é comum ficar mais sério e até mesmo mais irritado durante os voos. Isso acontece, mesmo que inconscientemente, porque nossa segurança não depende de nós em uma viagem de avião, o que gera bastante ansiedade.

Assistir aos filmes oferecidos a bordo, ler um livro, uma revista ou até escutar música são alguns boas opções para se distrair e combater esse nervosismo momentâneo. Se conseguir, um cochilo também pode ser um ótimo remédio.

E então, essas coisas estranhas também costumam acontecer com você durante as viagens aéreas? Agora, falando em aviões, você vai gostar (ou não) de ler também: 7 segredos dos voos comerciais que os passageiros não sabem.

Fonte: Incrível