Como abrir cofre em 5 segundos, com um ímã

Quem tem um cofre em casa tem sempre aquela (falsa) sensação de segurança, não é mesmo? O problema é que, assim como as demais fechaduras, os cofres são dispositivos criados para serem abertos em algum momento e, por isso, apresentam algumas falhas que podem comprometer toda a segurança que eles deveriam oferecer. Um bom exemplo disso é a possibilidade de abrir cofre de segurança usando um ímã.

Parece impossível que algo tão simples possa colocar toda sua segurança em risco, não é mesmo? Mas você vai ver que, para tudo, existe um jeito, especialmente quando o objetivo final é algo errado.

Aliás, provas disso é que não faltam, como quando mostramos como é possível abrir uma fechadura sem usar chaves ou quando mostramos que é possível fazer a cópia de uma chave usando apenas um cartão de crédito velho. Lembra?

Ímã de terras raras

Mas, voltando ao assunto, quem ensina a abrir cofre usando um ímã é o criador do canal Mr. Locksmith, do YouTube. Como você vai ver, sem qualquer tipo de esforço, ele consegue destravar a tranca do cofre usando apenas um ímã superpotente, chamado “ímã de terras raras” ou “ímã de neodímio”.

2

Inclusive, para quem não sabe, esse tipo de ímã é o mais poderoso já criado, formado por uma mistura de elementos como neodímio, ferro e boro.

Como abrir cofre em 5 segundos?

Agora, se você está pensando como esse cara consegue uma façanha, aparentemente, impossível como abrir cofre sem uma senha, fique sabendo que ele só precisa da ajuda de uma meia. Ele coloca o ímã dentro dela, para garantir que o material vai deslizar com facilidade; e começa seu “trabalho sujo”, digamos assim.

1

Em menos de 5 segundos, com duas vezes em que a meia com o ímã desliza sobre a porta do cofre, ele consegue abrir a tranca, sem danificá-la, tirando proveito apenas de uma peça de níquel em seu interior. Impressionante, não?

Veja como abrir cofre, sem 5 segundos, usando um ímã:

Fonte: Gizmodo, YouTube