Como carregar o celular sem energia elétrica em 3 passos simples

Desastres naturais, como o furacão Irma, podem causar estragos incalculáveis e deixar milhares de pessoas sem energia elétrica, como aconteceu na Flórida. Como você vou nesse outro post (clique para conferir), boa parte do estado foi varrido pelos ventos de mais de 200 km por hora do furacão.

Mas, não é só nesses momentos podemos ficar limitado. É comum não ter acesso a eletricidade em um acampamento, por exemplo, ou quando, por algum motivo, nossa casa fica à luz de velas, não é mesmo?

Embora essas situações atrapalhem nossas vidas de várias formas, a notícia boa é que mesmo em condições extremas é possível carregar o celular sem energia elétrica.

Bateria + clipe

E olha que não estamos falando das maneiras alternativas mais comuns, como as baterias recarregáveis que podem ser levadas para qualquer lugar. Como você vai ver hoje, esteja onde você estiver, é possível carregar o celular sem energia elétrica por perto desde que você tenha uma simples e inocente bateria de 9 volts.

Claro que é preciso fazer algumas adaptações e contar com alguns outros materiais para que isso funcione, mas o processo todo é muito simples e bastante eficiente, como você vai ver abaixo.

Como carregar o celular sem energia elétrica

Tudo que você vai precisar para carregar o celular sem energia elétrica é da pilha, que acabamos de mencionar, de um clipe de metal, de adaptador USB para carro e do próprio cabo do aparelho.

Como você vai ver, combinando esses utensílios do jeito correto é possível transportar as partículas de eletricidade da bateria para o celular. Isso não só vai reabastecer a bateria do smartphone, mas também vai permitir que você faça fogo, como já explicamos nessa outra matéria aqui.

Passo a passo

1. A primeira coisa a se fazer é abrir o clipe metálico e enroscá-lo em um dos polos da pilha;

2. Coloque o adaptador para carros no polo positivo da bateria, com o símbolo “+”;

3. Empurre o clipe em direção à parte metálica encostada no adaptador e plugue o cabo USB no celular (igual a quando se carrega o celular no computador);

Por que o celular carrega dessa forma?

Como você já deve ter notado, as baterias contam com dois polos, um positivo (+) e outro negativo (-). Quando você conecta os dois, os elétrons do polo negativo fluem para o lado positivo e um campo elétrico é formado, conduzido pelo clipe metálico ou qualquer outro material metálico, como a mola de uma caneta esferográfica, já que os metais são condutores de eletricidade.

Então, para permitir a inclusão do adaptador, você precisa enroscar o clipe aberto no polo negativo da pilha, de forma a deixar uma extremidade do clipe na parte de cima e a outra ponta para o lado de fora.

Assim que você encosta o adaptador USB para carros no outro polo, o campo elétrico que mencionamos é criado. Mas, o fluxo de elétrons, que geram eletricidade; só inicia quando você faz a ponta solta do clique encostar na parte metálica do adaptador.

Então, quando você coloca o cabo USB do celular no adaptador, ele estará transmitindo energia química transformada em eletricidade para o smartphone e é por isso que ele pode ser carregado com esse truque simples.

Entendeu agora? Mas, como você vai ver na próxima matéria, essa não é a única maneira alternativa de gerar eletricidade e, claro, luz: Aprenda a iluminar um quarto por 40 dias só com uma batata.

Fontes: Terra, G1