Como era o nome de 12 empresas e marcas famosas antes da fama

Sabe aquelas marcas famosas, que o mundo inteiro conhece? Pois é, nem sempre elas tiveram esses nomes “famosões” que as colocaram no mercado internacional, sabia?

Na lista de hoje, como você vai ver, listamos algumas dessas marcas famosas que poderiam ter tido um outro destino, muito menos brilhante, se não tivessem mudado de nome ao longo dos anos. Pepsi, Nike e até mesmo o Google são bons exemplos disso, sabia?

Ao longo dessa lista, aliás, você vai perceber o quanto o nome faz diferença no destino de uma empresa e vai perceber que aqueles empresários que fazem consultas de numerologia para saber se o nome da marca vai fazer sucesso não estão exagerando tanto assim.

Veja como as marcas famosas se chamava “antes da fama”:

1. Google – BackRub

Este foi o nome que nosso tão querido Google teve durante seus dois primeiros anos. O nome atual, que todo mundo conhece, segundo seus criadores, simboliza o desejo de organizar toda a informação da internet e de proporcionar um acesso facilitado a elas.

2. Playboy – Stag Party

O primeiro nome da revista que sempre fez a alegria dos homens significa, em português, “Festa dos Solteiros”. Mas, ela não permaneceu com esse nome por muito tempo, porque os responsáveis por uma outra revista, chamada Stag Magazine”, ameaçaram processar Hugh Hefner, o criador da Playboy.

Foi uma amigo de Hugh, cuja mãe trabalhava para a empresa automobilística Playboy Automotive Company, sugeriu o nome que hoje todo mundo conhece. A ideia, como sabemos hoje, foi muito boa.

3. Firefox – Firebird

No início, a marca ganhou o nome de Phoenix, mas depois foi alterado para Firebird, para evitar conflitos com a marca Phoenix Technologies. O problema é que o segundo nome também não deu certo, uma vez que já existia uma base de dados gratuita com esse mesmo nome.

Foi então que surgiu o “Firefox”, que todo mundo conhece hoje em dia.

4. Pepsi – Brad’s Drink

Acredite ou não, mas o primeiro nome de uma das marcas famosas de refrigerante significava “Bebida do Brad”. A bebida foi batizada assim em 1893, em homenagem ao seu criador Caleb Bradman.

Anos depois, resolveram trocar o nome da marca e ela passou a ser Pepsi-Cola. Há quem diga que a origem do nome “Pepsi” foi derivada da palavra dispepsia, que é um sinônimo para indigestão ou desconforto após as refeições. Isso porque a bebida seria capaz de aliviar essa sensação ruim.

5. Nike – Blue Ribbon Sports

Antes de receber o nome que homenageia a antiga deusa grega da vitória, chamada Nike, a marca tinha esse nome pouco chamativo, que fazia referência à fita azul da linha de chegada das corridas.

Depois de um tempo, eles chegaram ao nome a ao visual que hoje conhecemos e se tornou uma das marcas famosas internacionais mais influentes desse segmento.

6. BlackBerry – Research in Motion

A empresa, cujo nome era abreviado para RIM, surgiu em 1996. Só depois de 17 anos que seus representantes perceberam que o nome era ruim e optaram pelo nome que todos nós já conhecemos.

7. eBay – AuctionWeb

A primeira versão do eBay, lançada em 1995, recebeu esse nome esquisitão, que em inglês quer dizer “leilão pela web”. Depois de dois anos, no entanto, o criador do site resolveu se inspirar no nome de sua construtora, Echo Bay Technology, para criar um nome mais viral e foi assim que o eBay passou a se chamar eBay.

8. Sony – Tokyo Tsushin Kogyo

Tokyo Tsushin Kogyo era o nome da loja de artigos eletrônicos do empresário japonês Masaru Ibuka, fundada em 1946.

Só em 1958 que a Sony recebeu o nome que conhecemos tão bem atualmente e que foi inspirado na palavra “sonus”, que em latim quer dizer “som”. Dizem que outra inspiração do japonês foi a palavra “sonny”, que em inglês se refere aos filhos e às crianças.

9. Yahoo! – Jerry and David’s Guide to the World Wide Web

Esse nome, que mais parece uma frase, foi o primeiro nome dado ao Yahoo! e quer dizer “O Guia de Jerry e David para a Rede Mundial de Computadores”.

A verdade é que esse nome não durou mais de um ano e meio, quando Yang e Filo, criadores da empresa, resolveram mudar a identidade da marca e escolheram um bem mais chamativo, o Yahoo!.

Embora existam muitos boatos sobre a escolha, o mais popular diz que o nome foi tirado de um livro chamado Viagens de Gulliver, no qual a palavra era usada para se referir a uma tribo selvagem de humanoides.

10. Starbucks – Starbucks Coffee, Tea and Spice

O nome da cafeteria mais famosa do mundo é uma referência ao assistente do capitão Ahab, Starbeck, personagem do romance de Herman Meville, Moby Dick. Antes, o nome desse personagem vinha junto com “café, chá e especiarias”, mas depois o nome foi encurtado e ficou como todo mundo conhece hoje.

11. LG – Lucky Goldstar

A empresa de origem coreana foi o resultado da fusão das companhias Lucky e Goldstar. No começo, era recebeu o nome óbvio da junção das duas empresas, mas depois eles resolveram encurtá-lo antes de sua entrada no mercado internacional, em 1995.

12. Subway – Pete’s Super Submarines

Para quem não sabe, esse foi o primeiro fast food do mundo e seu nome era inspirado nos sanduíches, cuja forma parecia com a dos submarinos. Depois de um tempo, foi preciso mudar o nome do restaurante e surgiu o Pete’s Subway.

Mais tarde é que a empresa resolveu tirar o primeiro nome, já que as pessoas acabavam pensando que eles vendiam apenas pizza (a forma como a expressão é pronunciada em inglês pode dar a entender a palavra “pizza”). Então, ficou apenas o Subway.

E, por falar em marcas famosas, você precisa conferir também: Conheça o significado dos símbolos escondidos em logos famosas.

Fonte: Incrível