Como fazer os alimentos durarem mais e como mantê-los bons

Quantas vezes você já se esforçou para comprar e comer mais alimentos frescos, mas acabou descartando boa parte deles por estarem passados? O grande problema, claro, está na forma de armazenamento dessas comidas.

Mas, a boa notícia é que existem formas como fazer os alimentos durarem mais usando alguns truques simples. Na lista abaixo, você vai aprender a acondicionar melhor frutas, temperos, ervas aromáticas e até mesmo sem, necessariamente, usar a geladeira.

Como você vai ver, simples materiais de cozinha, como sacos plásticos próprios para alimentos, papel vegetal, papel manteira e até mesmo papel alumínio podem ajudar bastante nessa missão de fazer os alimentos durarem mais para que você consiga consumi-los sem pressa e sem medo de perdê-los.

Como fazer os alimentos durarem mais:

1. Frutas vermelhas

Para conservar esse tipo de frutas por alguns dias em ótimo estado, você só precisa fazer uma mistura de vinagre de maçã com água, numa proporção de 1 para 10.

Nessa solução, lave os morangos, as amoras, as frutas vermelhas e escorra a água. Então, coloque as frutas em um recipiente revestido com papel e, em seguida, guarde os alimentos na geladeira.

O melhor de tudo é que, apesar de aumentar a durabilidade, a solução é bem fraquinha e você não vai perceber o sabor do vinagre quando comer as frutas.

2. Aipo, brócolis e alface

Uma bela forma de fazer essas alimentos durarem mais é envolvê-los pelo caule às folha com papel alumínio. Ao fazer isso, você vai ter vegetais frescos por 2, 3 semanas ou mais, mesmo os conservando na geladeira.

3. Queijo

O queijo é um dos alimentos que podem durar mais se armazenados do jeito certo. Um bela forma de fazer isso é envolvê-los não em plástico, mas em papel manteiga e conservá-los em uma tigela de cerâmica ou de vidro. Você pode até colocá-lo em um recipiente plástico, mas sem fechá-lo completamente.

O ideal, depois de embalados devidamente, é que os queijos fiquem na parte menos fria da geladeira.

Queijos ralados também podem ser armazenados, desde sejam congelados em porções.

4. Damasco ou pêssegos

Essas frutas devem ser guardadas ainda levemente verdes e sem manchas ou defeitos. Se a quantidade de damascos ou pêssegos for grande, o melhor é colocá-los em uma caixa e envolvê-la com papel manteiga.

Outra maneira de fazer os alimentos durarem mais é colocando um por uma em uma caixa com compartimentos, como uma bandeja de ovos, por exemplo, e então, colocá-la na geladeira.

Segundo especialistas, essa frutas amadurecem em temperaturas amenas de 10 ou 15ºC. Se elas estiverem envoltas em papel manteiga, a geladeira consegue muito bem manter uma temperatura apropriada para o amadurecimento e a maior duração desses alimentos.

5. Requeijão

Esses alimentos podem ser mantidos facilmente em potes de vidro ou de cerâmica com tampa. Quando for colocá-los na geladeira, você só vai precisar colocar de 2 a 3 colheres de chá de açúcar sobre eles.

Agora, se quiser conservar o requeijão fora da geladeira, basta colocar uma camada de sal grosso em um recipiente esterilizado, adicionar o requeijão ou a ricota e, então, cobri-los com pano. É preciso também colocar algum peso sobre eles.

6. Uvas

O melhor lugar para esse tipo de fruta é a geladeira, perto do fundo. Você precisa fazer com que os cachos não se toquem e isso vai manter as frutas conservadas por longos períodos. Também funciona muito bem se você pendurar os cachos em um local fresco, escuro, seco e bem ventilado.

7. Gengibre

Se você não se importar com a perda de propriedades desse ingrediente e quiser conservá-lo por mais tempo e manter seu sabor fiel ao dia em que comprou a raíz, basta colocá-lo no congelador.

Agora, se você quiser manter o gengibre ainda mais fresco, você pode secá-lo ao sol e envolvê-lo em papel manteiga para armazená-lo em um local fresco e escuro.

Você também pode armazenar a raiz em água fervente e, assim que esfriar, colocá-la na geladeira.

8. Carne

A carne também pode ficar mais fresca por mais tempo, sem necessidade de geladeira, por 4 a 6 dias. Para isso, no entanto, você precisa colocar ao redor dele folhas de urtiga, como rábano, absinto, estragão; embrulhar tudo isso em um pano embebido em vinagre e colocar esse embrulho em uma panela ou caixa de madeira.

A segunda etapa para conservar a carne fora da geladeira é enterrar essa panela fechada a 20 centímetro do solo. Quando for usar a carne, você vai precisar apenas lavá-la para retirar o vinagre.

Agora, se for conservá-la no congelador mesmo, você só precisa envolvê-la em papel alumínio para evitar que sua superfície fique queimada.

9. Cebolinha verde

Para que o tempero dure, basta cortá-la e armazená-la em uma garrafa plástica, dentro do congelador. Mas, antes de refriá-la, garanta que não tenha água na garrafa.

10. Tomates

Tomates, infelizmente, se perdem rápido, mas você pode mudar isso guardando tomates verdes, com suas hastes para baixo, em um saco de papel ou em uma única camada em um recipiente. O local precisa estar sempre fresco e as frutas precisam ficar ali até adquirirem a coloração vermelha, que indica que estão maduras.

Evite que outras frutas fiquem coladas nos tomates, já que isso pode acelerar o processo de maturação dos tomates.

Já, quando estiverem maduros, os tomates precisam ser conservados em temperatura ambiente, com suas hastes viradas para cima. Se possível, é preciso evitar que os tomates fiquem em contato entre si.

11. Ervas aromáticas

Uma boa forma de conservar as ervas aromáticas fresquinhas por vários dias colocando suas hastes em um recipiente com água e cobrir suas folhinhas com um saco plástico. Feito isso, é só colocar as ervas em uma lugar fresco.

12. Maçãs

Essas frutas devem ser embrulhadas cuidadosamente em papel manteiga ou papel vegetal. Você precisa também fazer com que suas hastes fiquem para cima, em um canto escuro, frio e, se possível, o mais longe que puder de batatas.

13. Cogumelos e champinhons

Limpe os cogumelos, mas não use muita água para impedir que eles absorvam o líquido. Então, você deve colocá-los em uma tigela com água salgada, para espantar os insetos. O próximo passo é colocá-los em toalhas de papel e remova as partes danificadas.

Assim que estiverem secos, os cogumelos podem ser guardados na geladeira, num saco plástico, se possível em uma caixa de madeira ou em um recipiente envolto em guardanapos.

14. Manteiga

Para fazer esse alimento durar até 3 anos, você só precisa colocar as manteigas dentro de frascos esterilizados sobre uma assadeira e colocá-los no forno aquecido a 110 ºC, durante 15 ou 20 minutos.

Depois disso, você precisa colocar mais manteiga nos frascos e fechá-los bem. O próximo é só voltar com os potes para o forno novamente, dessa vez por 45 minutos. Depois disso é só esperar que os potes esfriem e colocá-los no armário.

E, falando em alimentos, essa outra matéria pode ser uma verdadeira surpresa para você: A quantidade que tornaria esses 14 alimentos e coisas comuns em venenos fatais.

Fonte: Incrível