Como plantar alho

O alho é fácil de cultivar e produz muitos bulbos, mais conhecidos como “cabeças”, após uma longa temporada de crescimento.  O sabor dessa planta pode variar muito dependendo de como ela é preparada. Além de seu sabor intenso e usos culinários, o alho tem sido usado há séculos como repelente de insetos nos jardins e como remédio caseiro. Veja como plantar alho na sua horta ou jardim.

Como plantar alho

  1. Escolha uma local onde tenha bastante incidência de sol;
  2. Prepare o solo, misture o adubo e faça perfurações de pelo menos 12 cm de profundidade, é importante que haja uma distância de pelo menos 15 cm entre os buracos;
  3. Se o solo for ácido adicione um pouco de pó de cinzas de madeira também;
  4. Espere até o momento da plantação para separar os dentes dos bulbos, mais conhecido como a cabeça do alho. Coloque os dentes nos buracos;
  5. Depois de que todos os buracos estiverem tampados, cubra a área plantada com alguma cobertura orgânica, como feno;
  6. Espere.

Quando plantar alho

  • Não é recomendável plantar alho no inverno, mesmo que a planta seja resiste ao frio. Tente fazer o plantio no outono, quando o solo está mais úmido e fresco.

Quando colher alho

  • Colha quando o solo estiver seco e cerca de um terço das folhas estiverem pálidas e murchas. Use um colher de escavação para soltar o solo antes de puxar as plantas. Manuseie os bulbos retirados do solo delicadamente, para evitar que murchem. Coloque as plantas inteiras para secar em um local quente e arejado, protegido da chuva e do sol direto.
  • Depois de uma semana ou mais, limpe a planta com as mãos e use tesouras de poda para cortar as raízes a meio centímetro de comprimento. Aguarde mais uma semana antes de cortar as hastes.
  • O bulbo, ou a cabeça de alho, está pronto para ser armazenado quando estiver bem seco, de forma que os dentes possam ser destacados facilmente. Para armazena-los, procure um local seco, sem umidade, escuro, e longe do sol.
  • Se você pretende plantar alho novamente, guarde os maiores bulbos da melhor forma possível para fazer o plantio.

Cuidados, pragas e doenças

  • O alho quase não tem problemas com pragas, na verdade, ele é muito utilizado como repelente natural. E também, poucas doenças podem atingi-lo.
  • Os bulbos requerem um nível adequando de nitrogênio para crescerem. Fertilize o solo adequadamente, principalmente se você notar folhas amarelas.
  • No mês da colheita, certifique-se de molhar o solo a cada 3 ou 5 dias.

Sua recompensa por plantar esse condimento incrível será uma experiência diferente à cada bulbo!

 

 

Fontes: The Old Farmer’s Almanac / Mother Earth News
Imagens: Reprodução