Como usar bicarbonato de sódio como produto de limpeza

Todo mundo sabe que bicarbonato de sódio é ótimo para uma série de coisas, mas quase ninguém sabe que tipo de “coisas”, exatamente, são essas. Não é mesmo?

Alguns dizem que ele é bom para tirar manchas, outras afirmam que ele é um santo remédio na hora de limpar gordura e há ainda quem jura que bicarbonato de sódio é perfeito para limpar o carro. Mas, será que ele realmente é um bom substituto para os produtos de limpeza comuns?

Como você vai ver na matéria de hoje, o bicarbonato de sódio, por incrível que pareça, pode fazer tudo isso e muito mais. Mas, para que o produto tenha toda essa eficiência, obviamente, é preciso que você saiba como usá-la.

Na lista abaixo você aprender direitinho como o bicarbonato de sódio funciona e como você deve usá-lo em cada situação, de acordo com a necessidade de limpeza de cada objeto ou superfície. No final, com toda certeza, você vai parar de vez de gastar rios de dinheiro em produtos de limpeza variados. Quer ver?

Confira 11 usos do bicarbonato de sódio como produto de limpeza:

1. Rejuntes

1

 

Para limpar aquele vãozinho dos pisos, especialmente no banheiro, misture bicarbonato de sódio com água oxigenada e esfregue com a sujeira com uma escovinha.

2. Lavar roupas

2

 

Meia xícara de bicarbonato de sódio é o suficiente para deixar todas as peças que estão na máquina mais limpas e desinfetadas. Agora, se o problema for algum tipo de odor desagradável, o ideal é deixar a peça de molho, durante uma noite, em uma mistura de mais ou menos 4 litros de água e um copo de bicarbonato.

3. Clarear tecidos

3

Quer deixar o branco da sua roupa mais branco? Ferva a peça em uma solução de água com bicarbonato de sódio. Para cada litro, coloque três colheres do produto e uma colher de sal.

4. Manchas na parede

4

Se as crianças rabiscaram a parede, use uma esponja úmida e macia, com bicarbonato de sódio para esfregar a sujeira delicadamente. Depois é só limpar o excesso com um pano limpo, seco e macio.

5. Limpeza de superfícies

5

Banheiras, pias de banheiros, bancadas, azulejos e outras superfícies parecidas ficam perfeitamente limpas quando esfregadas com um esponja úmida e bicarbonato. Depois, é só enxaguar bem e secar.

Se a superfície estiver muito encardida, uma pasta com bicarbonato, sal e sabão líquido pode resolver. É só espalhar sobre a sujeira e deixar que a mistura aja por 5 minutos.

6. Gordura

9

Para desengordurar o fogão, por exemplo, use três partes de bicarbonato de sódio para uma parte de água. Daí é só aplicar e dar uma esfregadinha com a esponja. Limpe com um pano para finalizar.

7. Assadeiras

7

Se você achou que nunca mais fosse recuperar aquela assadeira grudada, comemore. Ela vai ficar brilhando como nova quando você colocar espalhar bicarbonato de sódio sobre as manchas, umedecer com água e deixar agir por duas horas. Depois, é só esfregar levemente. Mas isso você já aprendeu aqui, nessa outra matéria.

8. Polir prata

8

Três partes de bicarbonato e uma parte de água formam uma espécie de pasta que faz verdadeiros milagres na hora de polir peças de prata. Basta esfregar a mistura com um pano limpo ou uma espoja macia. Em seguida, enxague e seque para dar o polimento.

9. Limpeza de forno

6

Para limpar o interior do forno com maestria, basta fazer uma pastinha com pates iguais de bicarbonato e água. Depois é só espalhar a mistura por todo o interior do forno. Para um melhor resultado, deixe a mistura agindo de um dia para o outro, depois esfregue e retire a mistura com a ajuda de um pano úmido.

10. Cortinas de banheiro

10

Para retirar o bolor e a sujeira do banheiro, espalhe um pouco de bicarbonato de sódio sobre as manchas. Lave em seguida.

11. Contra odores

11

Latas de lixo, caixa de areia dos gatos e até mesmo ralos de pia. Para tirar o odor que está incomodando, espalhe um pouco de bicarbonato.

Mas, não é só essas dicas que podem ajudar você na hora da faxina. Aprenda também 6 truques com aspirador de pó para deixar sua vida mais fácil.

Fonte: Consumo Social