Conheça o significado dos símbolos escondidos em logos famosas

Sabe aquelas logos famosas, que você vê em todo os lugares e já sabe do que se tratam, mesmo se não tiver nenhum nome relacionado a elas? Sim, estamos falando de logomarcas como as do McDonald’s, Nike, Chanel e muitas outras que já conhecemos e reconhecemos de cor e salteado.

Você, provavelmente, acabou de visualizar todas essas logos famosas na cabeça. Mas, apesar da familiaridade que temos com esses logomarcas, a verdade é que existem símbolos escondidos nelas que nós, dificilmente, percebemos sem uma certa ajuda.

Por exemplo, na logo do McDonald’s existem arcos ou, se preferir, existem seios femininos invertidos. Já tinha visto isso?

E que tal falarmos um pouquinho da logo da Nike? Você pode até ter notado que o símbolo dela é uma asa, mas você sabe qual foi a o origem dessa simbologia?

Pois é, tudo isso e muito mais você vai descobrir e entender a partir da lista que disponibilizamos abaixo. Com certeza, existe muito mais nas logos famosas que você, sequer, imaginaria sozinho.

Conheça o significado dos símbolos escondidos em logos famosas:

1. McDonald’s

Os primeiros restaurantes da marca tinha edifícios com dois enormes arcos dourados na frente. Esses arcos, então, acabaram virando o símbolo da rede de fast food. A marca até quis se desvincular dessa imagem, mas o psicólogo Louis Cheskin conseguiu impedi-los, garantindo que o símbolo funcionaria por parecer o busto invertido de uma mulher.

Segundo o especialista, mesmo que as pessoas não percebam do que se trata, essa forma acaba remetendo à amamentação, à busca por saciedade e à própria infância.

2. Chanel

O símbolo, apesar de bem complexo, foi desenhado pela própria fundadora da marca, Coco Chanel, enquanto ela estava em visita ao Château Crémat, em Nice. Ela teria se inspirado nos arcos do castelo, embora muita gente ainda pense que as letras unidas da logo (CC) remetam às iniciais da empresária.

3. Google

Embora essa seja uma das logos famosas mais conhecidas do mundo, a verdade é que o mistério não está bem na letra usada, mas nas cores da marca. Como você pode ver, o vermelho, o amarelo e o azul aparecem na logomarca segundo um algaritmo, mas a lógica é quebrada pela letra L, em verde. Segundo a concepção dos criadores, essa é a letra principal e a cor quer dizer que o Google rompe estereótipos e não joga segundo as regras convencionais.

Outros significados interessantes nas cores das logos famosas você também pode conferir nessa outra matéria (clique).

4. Mitsubishi

Embora pouca gente (ou quase ninguém) observe, existe o escudo da família Iwasaki, criadora da empresa, na base da logo. No caso, o escudo representa 3 diamantes dispostos um sobre o outro e que simbolizam a segurança, a integridade, o sucesso e a confiança (nesse último caso, representada pela cor vermelha).

5. Goodwill

Essa ONG americana é conhecida em todo o mundo e arrecada comida, roupas, objetos de primeira necessidade e outras coisas para pessoas carentes. Para simbolizar a alegria que a ONG promove na vida das pessoas que ajuda, a letra G, em sua logo, remete a uma carinha feliz.

6. FedEx

Outra das logos famosas com símbolos escondidos é a usada pela FedEx. Embora quase ninguém note, existe uma flecha escondida entre as letras E e X. Os criadores defendem que a flecha brinca com o subconsciente dos clientes, já que simboliza velocidade e inspira confiança no serviço.

7. Nike

Como você já conferiu nessa outra matéria, o nome da Nike é uma homenagem à deusa grega da vitória, Niké ou Nice. Sua logo, claro, segue o mesmo caminho e foi desenvolvida para representar uma asa da deusa, como você vê na foto. O mais triste de tudo é que a logo foi feita em 1975, por um estudante de design, que só ganhou 35 dólares pelo trabalho, já que a empresa era bem pequena na época.

8. Tour de France

A logo pertence a uma famosa prova de ciclismo realizada na França. Na imagem, aliás, dá para perceber a imagem de um cilista, sendo que o R representa o corpo e o sol é, na verdade, a roda.

Interessante, não? Você já tinha percebido essas coisas na logos famosas? E, falando em marcas, você precisa conferir também: O jeito certo de falar o nome de 17 marcas estrangeiras.

Fonte: Incrível