De onde surgiu o Papai Noel? Foi realmente a Coca-Cola que o inventou?

Todos os anos rigorosamente podemos dos deparar com a imagem do Papai Noel quando chega o final do ano. O bom velhinho, com sua barba branca, meio barrigudinho, viajando em seu trenó se tornou definitivamente o maior símbolo natalino.

Mas apesar de todos os anos você ter que conviver com essa lenda. Você realmente sabe como a ideia do Papai Noel se originou? Quais são os mitos e o que realmente aconteceu para que essa lenda se desenvolvesse?

Diferente do que a grande maioria das pessoas pensam, o Papai Noel não é uma figura criada pelos publicitários no início do século XX.

O bom velhinho que conhecemos hoje surgiu graças ao sincretismo entre várias culturas e religiões. Por esse motivo, é completamente errado atribuirmos uma única fonte e origem a esse mito.

Uma das lendas por exemplo, que deu origem ao Papai Noel surgiu ainda no Velho Mundo. Quando o Império Romano estava se desintegrando a cultura dos povos Bárbaros passou a ganhar uma maior notoriedade pela Europa.

Uma das lendas desse povo diz, que durante o inverno que era bastante rigoroso, e que a quantidade de alimentos era mais escassa. Um senhor denominado de “Velho Inverno”, passava pelas casas pedindo por alimento.

Segundo a lenda, quem lhe ajudasse de boa vontade e bom coração, seria abençoado com um inverno próspero e ameno.
Um outro mito que também influenciou fortemente a imagem do Papai Noel que temos hoje, é a de São Nicolau.

São Nicolau de Mira

Que foi um arcebispo que viveu no século IV na região que hoje é a atual Turquia. Nicolau durante várias situações teria deixado moedas de ouro na porta da casa dos mais humildes, e também teria dado uma ajuda e atenção especial as crianças mais carentes.

Com o passar do tempo o bispo foi considerado santo, e ganhou até mesmo um dia em sua homenagem. O dia 6 de dezembro é considerado o dia de São Nicolau, onde pessoas costumavam trocar presentes entre si.

Uma série de outras lendas germânicas e nórdicas também inspiraram o conceito de bom velhinho. E no final, a junção e a repetição dessas lendas resultaram no que conhecemos hoje.

Existe uma relação entre a Coca-Cola e o Papai Noel?

Existem muitos boatos por toda a internet que dizem que a empresa americana de refrigerantes teria inventado o bom velhinho. Mas como vimos nessa matéria, a ideia de Papai Noel, mesmo que de maneira distorcida já existia há muitos séculos atrás.

Mesmo assim não podemos desprezar as influências que a marca teve sobre o personagem.

A primeira representação feita pela mídia desse personagem do jeito que o conhecemos hoje, foi produzido pelo cartunista americano Thomas Nast, em 1863.

Papai Noel de Thomas Nast, publicado em 1863

O seu trabalho acabou sendo publicado na capa da revista “Harper’s Weekly”, daquele ano.
Nos anos seguintes o artista adaptou e influenciou ainda mais a imagem que temos do Papai Noel.

Que no ano seguinte já contava com um enorme barrigão e uma barba bem branquinha.
Em 1930 a Coca-Cola Company decidiu contratar os serviços do ilustrador Haddon “Sunny” Sundblom, para que ele desenhasse o Papai Noel para a campanha publicitaria da empresa daquele ano.

Papai Noel, Thomas Nast,

Obviamente a cor das roupas do Papai Noel naquela campanha, foi um intenso velho, que é idêntico ao tom que existe na logo da Coca-Cola.

Mas apesar de muita gente acreditar que a empresa criou o Papai Noel de roupas vermelhas, isso também não é verdade. Apesar de existir lá a sua relevância.

A grande questão é que até então, não existia um padrão de cores ou acessórios nas representações do bom velhinho. Ele poderia ser representado em vestes verdes, azuis, assim como também já havia sido desenhado usando roupas vermelhas.

O que a Coca-Cola realmente fez, foi popularizar a roupa vermelha como sendo a “veste padrão” desse personagem. O que não podemos negar, que também tem lá a sua importância.

Mas e aí querido leitor, você já havia escutado alguma outra versão dessa história? Nos conte isso e muito mais aqui embaixo pelos comentários!

Se você se interessou por esse assunto, não deixe de descobrir “Qual é o verdadeiro dia do nascimento de Jesus Cristo”. 

Fontes: E-farsas, Veja .