Descubra tudo o que sua saliva pode revelar sobre sua saúde em 1 minuto

Cuidar da saúde é a melhor forma de prevenir doenças séries e de manter o corpo em dia, sabia? Mas, claro, nem sempre temos tempo de ir ao médico para saber como anda nosso organismo. Se isso também acontece com você, fique sabendo que pela sua saliva é possível fazer uma espécie de check up em casa, para saber se as coisas anda bem internamente.

Claro que o teste caseiro que você está prestes a ver não substitui um médico de verdade. Caso você se sinta mal de alguma forma, note alguma mudança em seu dia a dia e até mesmo se, depois desse teste, você suspeitar que algo não vai bem, não exite em procurar um profissional da medicina. Somente especialistas poderão dar um diagnóstico e o tratamento correto, caso você precise.

Mas, voltando à história do teste, você só vai precisar de lamber uma colher e seguir algumas poucas instruções. Em cerca de 1 minuto você vai poder examinar a si mesmo, utilizando sua saliva como “termômetro” da sua saúde.

Quer descobrir, direitinho, como o teste funciona e o que pode ser interpretado a partir dele? Então continue lendo.

Como fazer o teste da saliva:

A primeira coisa que você precisa fazer é passar a língua por toda superfície de uma colher de metal. Depois de umedecê-la, guarde a colher em um saco plástico, transparentes de preferência, e o exponha a uma luz intensa e direta, como a do sol ou de uma luminária. Deixe a colher dessa forma por 1 minuto.

Assim que completar o tempo, retire a colher do saquinho e a observe. Se a colher estiver limpa, sem manchas coloridas ou aromas desagradáveis é um sinal de que sua saliva e seus órgãos internos estão bem. No entanto, caso observe algum indício suspeito, melhor consultar essa outra lista abaixo.

Colher com odor desagradável

  • Odor azedo, muito forte: pode indicar problemas nos pulmões ou no estômago. Nesse último caso, pode ser também o motivo do seu mal hálito, se o tiver.
  • Odor adocicado: pode ser um sinal de diabetes
  • Odor de amônia: pode ser sinal de problemas renais

Colher com manchas

  • Mancha branca ou amarelada, em uma camada grossa: pode indicar alteração no funcionamento da glândula tireoide
  • Mancha violeta: normalmente está ligada a problemas como bronquite, má circulação sanguínea e até mesmo colesterol alto
  • Mancha branca: pode ser um sinal de infecção respiratória
  • Mancha alaranjada: também podem indicar problemas renais

No vídeo que você confere a seguir, feito pelo pessoal do Incrível.club, você acompanha mais detalhadamente como o teste funciona e como observar os “resultados” aparentes na colher. Assista:

E então, fez o teste? Será que sua saliva está emitindo um sinal de alerta? Mais uma vez, alertamos: o teste da saliva na colher é apenas de carácter informativo. Caso perceba algo errado em sua saúde, se sinta mal ou tenha qualquer dúvida, procure um médico.

E, falando em saúde e em saliva, você PRECISA conferir também essa outra matéria: 6 doenças transmitidas pela saliva que você não sabia.

Fonte: Incrível, Positive Med