Dicas para economizar combustível que realmente funcionam no dia a dia

Não é de hoje que o preço do combustível, independente de ser gasolina, etanol ou qualquer outro; anda pela hora da morte. E, economizar combustível, com certeza, é uma fora de fazer com que os gastos com o carro caibam no bolso no final do mês.

Mas, como você vai ver, não é só o caminho que você escolhe para percorrer todos os dias que pode influenciar nos gastos do seu carro. O jeito que você dirige, com certeza, é uma questão decisiva e pode dizer que seu carro andará mais com menos, ou menos com mais combustível.

Uma bela forma de entender isso é tentando lembrar: você costuma pisar no freio de uma vez? Em que momento você passa as marchas? E a velocidade que você anda, é constante? Tudo isso pode fazer você ter que ir mais vezes ou não no posto para abastecer, sabia?

Abaixo, você vai entender melhor a relação que essas perguntas têm com o assunto e vai aprender também algumas técnicas eficazes quando o assunto é economizar combustível. O melhor de tudo é que, além de ajudar você a controlar seus gastos, se você adotar essas dicas para sua vida você vai acabar fazendo um bem danado ao meio ambiente!

Confira 10 dicas para economizar combustível:

1. Controlar o freio

Pode parecer que não tem nada a ver, mas a forma que você pisa no freio para parar o carro pode fazer seu carro consumir mais ou economizar combustível. Frear de uma vez, por exemplo, faz com que o motor beba muito mais, que desacelerar o carro aos pouquinhos.

2. Trocar marchas no momento certo

Outro grande vilão do seu consumo de combustível é a maneira como você troca a marcha. O ideal é passar para a segunda marcha rapidamente, antes mesmo do veículo exceder 1200 rpm. Da mesma forma é com as demais: terceira antes de chegar a 1500 rpm, quinta, no máximo até os 1800 rpm.

Além de fazer você ter um controle mais consciente do seu veículo, esse método impede que o carro force o motor e use mais combustível que o necessário.

3. Manter a velocidade constante

 

Um dos fatores que mais influenciam no consumo do carro é a velocidade. Se você tiver oportunidade, mantenha o carro em velocidade constante, não ultrapassando os 80 km/h, por exemplo. Aceleradas agressivas fazem com que o carro tenha que responder mais rápido aos comandos e acabam facilmente com o tanque de combustível.

4. Evitar calefação e ar-condicionado

Tudo que gera mudança de temperatura consome mais energia. No caso do seu carro não é diferente. Manter o ar-condicionado ligado por muito tempo, ou mesmo a calefação, aumenta o consumo de combustível.

5. Verificar estabilidade de rodas e pneus

Outra coisa que também pode atrapalhar você economizar combustível no dia a dia é a instabilidade das rodas e dos pneus de seu carro. Fazer revisão e checar como anda a saúde desses itens fazem você poupar em vários aspectos, aliás; sem contar que deixam suas viagens mais seguras.

6. Desligar o motor

Quando o carro estiver parado junto a uma calçada ou em uma vaga, e você for esperar que alguém embarque ou desembarque, por exemplo; opte por desligar o motor. Quando você mantém o carro acelerado o combustível continua em uso, mesmo que em uma pequena quantidade.

Desligar o motor também ajuda a inibir emissões desnecessárias de dióxido de carbono na atmosfera.

7. Manter estabilidade em descidas

Dizem que descer ladeira com o carro em ponto morto ajuda a economizar combustível. Não é bem assim que funciona, já que quando você engata o carro novamente, o consumo gerado é maior. A melhor dica, na verdade, é engatar a marcha certa, na hora certa, sem acionar o acelerador. Fazendo isso, você aproveita o movimento do carro e mantém a estabilidade da velocidade.

8. Manter a revisão em dia

Levar o carro para a revisão periodicamente é outra maneira de economizar combustível e outros gastos em reparos. Mudanças de óleo nas épocas corretas e outros pequenos serviços podem evitar problemas futuros e graves em seu veículo.

9. Evitar congestionamentos

A gente sabe que nem sempre é possível, mas até mesmo aplicativos em seu celular podem ajudar nessa missão de monitorar o trânsito. Se você conseguir escapar de congestionamentos, com certeza, vai sentir a diferença no bolso no final do mês, já que neles existe uma combinação mortal de tudo o que faz seu combustível ir para o beleléu: muitas carros juntos, aceleração sem sair do lugar e velocidade inconstante. Isso sem contar as horas que você passa dentro do carro e precisa ligar o ar-condicionado para não morrer.

10. Poupar o carro

Essa é óbvia, mas é uma dica que precisa ser dita: poupe um pouco mais seu carro. Se a caminhada não ultrapassar 10 ou 20 minutos, prefira ir a pé ou de bicicleta. Além de ajudar a economizar combustível, colabora também para a preservação do meio ambiente.

E, aí, você conhecia esses macetes para economizar combustível? Agora, falando em carros, é possível que você considere essa outra matéria também bem interessante: O que acontece se você engatar a ré com o carro em movimento?

Fonte: Para Curiosos