Digestão: veja o caminho que a comida faz dentro de você

Você, provavelmente, já se acostumou a ouvir por aí que o corpo humano é uma máquina perfeita. Mas, mesmo assim, as funções que essa máquina realiza estão longe de ser bonitas. Uma prova disso é sua digestão vista por dentro, desde sua boca até o final, passando pelo intestino até o “olho que nada vê”.

Aliás, se você acompanha a Segredos do Mundo, já deve ter tido uma boa ideia do quanto a digestão humana pode ser um processo feio. Essa outra matéria, que mostra o que um Big Mac faz com seu corpo em apenas 1 hora é uma boa prova disso.

Mas, mesmo que você não tenha conferido nada disso e não tenha ideia de como a digestão acontece dentro de você, chegou o dia de descobrir qual o caminho a comida faz, a partir do momento que passa por sua garganta. Por meio do vídeo que você confere, no final da matéria, é possível ver etapa por etapa da digestão, de forma ilustrada por filmagens feitas a partir do interior de uma pessoa (sim, alguém teve que engolir uma microcâmera para você ver isso).

4

Boca à dentro

Bom, mas indo direto ao assunto, tudo começa quando você coloca seu delicioso alimento na boca. Daí para frente, apesar de nutritivo, ele nunca mais será uma coisa bonita. Isso porque seus dentes e as glândulas salivares vão trabalhar para que esse alimento desça suavemente por seu esôfago.

(Jato de saliva saindo das glândulas salivares)

A próxima etapa de digestão, claro, é a digestão propriamente dita. Quando a comida chega ao estômago, o suco gástrico e as contrações naturais desses estômago garantem que a comida ingerida ganha uma nova consistência, bem mais líquida, formando o que é conhecido como bolo alimentar.

Digestão no intestino delgado

Daí, então, a digestão continua no intestino delgado. É nessa parte que o grosso dos nutrientes do bolo alimentar são extraídos e absorvidos pelo organismo. Enquanto as enzimas desse órgão trabalham ainda para concluir a digestão, o pâncreas também está em pleno vapor, enviando ao intestino uma substância capaz de neutralizar o ácido gástrico do estômago.

A bile, liberada pela vesícula biliar, também entra em cena, colaborando para a digestão.

(Alimento chegando do esôfago ao estômago)

Só depois de 1h30, em média, é que o intestino delgado absorve completamente tudo de bom que pode tirar do bolo alimentar. E a digestão, que pode levar, aproximadamente 12 horas para ser concluída; segue em frente.

Processo final

Já, no intestino grosso, o corpo extrai a água do bolo alimentar e tenta lidar com o resto dos alimentos que não foram aproveitados anteriormente. Chega a vez das bactérias que existem nesse órgão, e que são essenciais para o bom funcionamento de nosso organismo, entrarem em serviço. Elas quebram os carboidratos complexos e outras substâncias que sobraram dos demais processos da digestão.

(Alimento na etapa final da digestão, indo do intestino delgado ao grosso)

Para finalizar, tudo o que sobrou é mandado para seu destino final. É aí que recebemos aquele “chamado importante” da natureza, nos alertando da chegada do “número 2” e finalizando a última etapa da digestão na privada mais próxima. Trágico, não?

No vídeo você vê como funciona toda a digestão que acabamos de descrever:

Fala sério, essa tal de digestão é muito feia, não é não?

Fontes: YouTube, Mega Curioso