É por causa disso que sai faíscas quando colocamos metal no micro-ondas

Todo mundo está cansado de saber que, embora seja um grande socorro na cozinha, o micro-ondas tem suas restrições. Isso porque existe uma grande lista de coisas que jamais devem ser usadas nesse tipo de forno, como você já conferiu aqui, no Segredos do Mundo, nesta outra matéria.

E, além do ovo e de outros vilões o micro, uma coisa que deve passar longe de sua cabeça criativa é tentar colocar metal no micro-ondas. Isso porque é comum que faíscas sejam criadas durante o funcionamento do forno e, dependendo do caso, podem até dar início a um incêndio.

2

Mas, afinal de contas, por que será que sai faíscas quando colocamos objetos de metal no micro-ondas? E mais: porque não devemos colocar objetos de metal lá dentro mesmo que as paredes do micro, normalmente, sejam revestidas de metal? Se essas são perguntas que ficaram ser resposta em sua cabeça a vida toda, a gente ajuda.

Metal no micro-ondas x micro-ondas

Conforme especialistas, a culpa é mesmo das saliências dos objetos de metal. A serra da faca, por exemplo, assim com os dentes de um garfo acabam distorcendo as micro-ondas emitidas pelo forno. A consequência disso é que a voltagem do ar em volta dessas saliências aumenta e acaba resultando em faíscas. Aliás é bem perigoso que isso se torne um incêndio caso o alimento esteja envolto em guardanapo ou uma embalagem de papel!

4

Por outro lado, como dizem por aí, objetos de metal sem pontas e saliências não são capazes de criar essas incômodas e perigosas faíscas dentro do micro-ondas, já que não conseguem distorcer as micro-ondas do forno. Esse seria o caso das colheres e das folhas de papel alumínio, mas quem tem coragem de pagar para ver?

1

Então, por via das dúvidas, o ideal mesmo é jamais colocar metal no micro-ondas. Até porque o metal reflete a energia do micro-ondas e não deixa o alimento esquentar direito. Inclusive, é por isso mesmo que as paredes desses fornos costumam ser revestidas de metal: para impedir que as micro-ondas se espalhem e “foquem” no cozimento do alimento que está ali dentro.

Agora, se você ainda não estiver convencido de que colocar metal no micro-ondas é uma má ideia, veja, no vídeo, o que acontece:

Entendeu aí? E, se quiser aprender a usar seu micro de uma forma mais eficiente, aprenda também: 10 coisas bizarras para fazer no micro-ondas e que dão certo.

Fontes: Superinteressante, Mega Curioso, Específica de Física