É possível engravidar enquanto se está menstruada?

Muitas mulheres, e homens também, carregam com si essa dúvida que pode até parecer algo descabido, afinal, tecnicamente é impossível um óvulo fecundado se fixar no útero durante a menstruação. Mas inúmeras mulheres espalhadas pelo mudo podem descordar disso, pois mesmo que muito improvável, é possível engravidar enquanto se está menstruada sim!

É possível engravidar enquanto se está menstruada?

Antes de tudo precisamos entender como funciona o ciclo fértil feminino. O ciclo menstrual é o tempo transcorrido entre o primeiro dia de uma menstruação e o primeiro dia da menstruação seguinte, normalmente um intervalo de 28 à 30 dias.

Entre o fim de uma menstruação e o início de outra ocorre o processo chamado de ovulação, um período em que o ovário  é estimulado a liberar óvulos, que se forem fecundados por espermatozoides podem dar inicio à uma gravidez. O período de ovulação no ciclo menstrual normalmente ocorre por volta do 14º dia após o final de uma menstruação, mas pode variar, indo do 11º ao 21º dia.

Ciclo menstrual mais curto que o normal

Porém, não é raro que algumas mulheres tenham um ciclo menstrual mais curto, com um intervalo de 21 à 24 dias. Isso significa que o período de ovulação ocorre mais cedo, podendo iniciar antes do 11º dia após o fim da menstruação. Levando isso em consideração, imagine o seguinte cenário:

Digamos que uma mulher que tem um ciclo menstrual mais curto, de 21 à 24 dias, tenha relações sexuais no final de sua menstruação. Em certas condições, o esperma pode viver dentro do corpo de uma mulher por até cinco dias. Assim, com um período de ovulação iniciando mais cedo, basta apenas que um espermatozoide esteja vivo para fecundar um óvulo e dar inicio a uma gravidez.

Então, sim, nas condições certas é completamente possível, e viável, que uma mulher engravide durante a menstruação.

 

Fonte: Gina Shaw, da Universidade da Califórnia, Estados Unidos
Imagens: Reprodução