E se não escovar os dentes antes de dormir? O que acontece?

Se sua mãe é daquelas que adora ver você escovar os dentes e sempre quer checar se você já cumpriu essa obrigação, acredite, ela está certa. Por mais que você tenha escovado os dentes do jeito errado a vida toda, como já mostramos aqui, quando você dorme sem escovar os dentes a coisa pode ser muito mais desastrosa!

De acordo com quem entende do assunto, o grande mal é que a placa bacteriana monta sentinela em sua boca o tempo inteiro. Isso faz com que seja produzido um ácido prejudicial, que detona o esmalte de seus dentes e provoca cáries, caso você não tenha o hábito de escovar os dentes.

Antes de dormir, então, o cenário fica ainda mais desfavorável a você, sabia? Isso porque, nossa produção de saliva cai quando pegamos no sono e é exatamente essa “babinha” que ajuda a proteger os dentes contra essas bactérias e seus ácidos nocivos.

1

O resultado? Sua boca fica mesmo muito mais vulneráveis se você não tiver o hábito de escovar os dentes antes de dormir.

Qual a melhor hora para escovar os dentes?

Mas, existe uma coisa realmente interessante nesse caso. Conforme o reitor da Universidade de Medicina Dental da Pensilvânia (Estados Unidos), o PhD Denis Kinane,  não é, exatamente, o horário da escovação que vai proteger seus dentes durante a noite, mas a frequência da higienização e o espaço que você dá para que as propriedades da pasta de dente possam agir.

2

Assim, é muito melhor você escovar os dentes logo após o jantar, por exemplo, que 5 minutos antes de ir para a cama. Da mesma forma, é muito mais importante que você tenha escovado seus dentes várias vezes durante o dia, para reduzir o tempo de ação desse tal ácido, que mencionamos no início, em seus dentes.

3

Então, resumindo, se você não escovar os dentes antes de dormir, sua boca fica completamente desprotegida contra a ação das bactérias e a formação de cáries. No entanto, escovar os dentes um tempo antes de ir para a cama, e nunca se esquecer do fio dental; é mais eficiente para criar essa proteção necessária, que escovar os dentes segundos antes de se deitar.

4

Captou a mensagem aí? Se ainda não, você precisa MESMO de ler essa outra matéria: 8 curiosidades nada agradáveis sobre os dentes humanos.

Fontes: Greatist, Tudo Interessante