Eclipse solar será visto parcialmente no Brasil (assista a transmissão ao vivo)

Se você gosta de eventos astronômicos, o dia de hoje vai ser um prato cheio. Isso porque estamos prestes a presenciar um dos eventos mais esperados dos últimos anos: o eclipse solar.

Se você não entendeu porque tanta empolgação, eclipe solar acontece, basicamente, quando a lua passa entre o sol e a Terra, bloquando o Sol parcial ou totalmente. O evento inteiro dura, em média, três horas, mas só é observável aqui na Terra por aproximadamente 2 minutos e 40 segundos.

E isso não é tudo. Além de ser algo espetacular, eclipses solares são raras. A última vez que um eclipse solar como o de hoje foi observado nos Estados Unidos foi há 38 anos, mais exatamente no ano de 1979.

Eclipse solar total e parcial

De acordo com informações do site ClimaTempo, nos Estados Unidos, o eclipse solar será total poderá ser visto em boa parte do país.

No Brasil, o eclipse solar também poderá ser observado, embora por aqui o sol se esconderá apenas parcialmente. As melhores regiões do país para observar o fenômeno são a Norte e a Nordeste, mas em outros locais o evento também será visível, como você confere na tabela abaixo.

Transmissão ao vivo

Agora, se você estiver em uma região em que o eclipe solar não será visível, ou se não puder sair ao ar livre durante o acontecimento, não fique triste. A Nasa transmitirá o evento em tempo real e você poderá conferi-lo aqui, logo abaixo:

Não olhe diretamente para o sol!

Especialistas recomendam que as pessoas não olhem diretamente para o sol, mesmo durante o eclipse. Para observar o evento com segurança, é preciso usar óculos de eclipse, com um filtro especial que permitem uma maior exposição à luz do sol.

Se você não tiver um desses, uma alternativa caseira é usar máscara de soldador com a tonalidade escura, número 14, que podem ser encontradas em qualquer casa de ferragens e custam cerca de R$ 3,00.

Outra forma de observação caseira e eficaz é observar o eclipse solar de forma indireta, por projeção. A mais simples é usando duas folhas de papel, com um furo em uma delas. Para dar certo, a pessoa precisa posicionar a folha furada à frente da outra, projetando no outro papel a luz do sol.

As famosas lâminas de raio-x, como muita gente indica, e os óculos de sol tradicionais não devem ser usados na observação, já que eles não bloqueiam a luz infravermelha de forma satisfatória. Em outras palavras, eles podem acabar deixando seus olhos cozinharem.

Telescópios e binóculos também só devem ser usados se você tiver filtro solar adequado, como os de cromo e alumínio.

E aí, o que você pensa sobre acontecimentos como estes? Agora, falando no tal eclipse solar, você deveria ler também: Teóricos dizem que eclipse que ocorrerá no final do mês é um sinal do fim do mundo.

Fonte: ClimaTempo, Uol