Em que ano a televisão foi inventada e onde aconteceu a primeira transmissão

Poucas invenções causaram tanto impacto na sociedade contemporânea como a televisão. Apesar das controvérsias em relação à seu inventor , sabe-se com certeza que a televisão foi inventada na década de 20.

Quem foi seu verdadeiro inventor e em que ano a televisão foi inventada

A televisão eletrônica foi demonstrada com sucesso em San Francisco em 7 de setembro de 1927. O sistema foi projetado por Philo Taylor Farnsworth, um inventor de 21 anos que morou em uma casa sem eletricidade até os 14 anos. Enquanto ainda estava no ensino médio, Farnsworth trabalhou em uma invenção que era capaz de capturar imagens em movimento de uma forma que poderia ser codificada em ondas de rádio e depois transformada de volta em uma imagem em uma tela.

Philo Taylor Farnsworth ao lado de sua invenção.

Boris Rosing, um cientistas e inventor russo, já havia realizado alguns experimentos de transmissão de imagens 16 anos antes de Farnsworth. Além disso, um sistema de televisão mecânica, que escaneava imagens usando um disco rotativo, havia sido demonstrado por John Logie Baird na Inglaterra e Charles Francis Jenkins nos Estados Unidos no início da década de 1920.

Contudo, a invenção de Farnsworth, que digitalizou imagens com um feixe de elétrons, é considerada o antepassado direto da televisão moderna. A primeira imagem que ele transmitiu foi uma linha simples. Não demorou muito para que sua invenção fosse capaz de transmitir a imagem de uma nota de dolar, inspirado por um investidor que lhe perguntou : “Quando veremos alguns dólares nesta coisa, Farnsworth?”

A primeira transmissão da televisão moderna

Em 1939 aconteceu oficialmente a primeira transmissão de TV. A rádio RCA, dos Estados Unidos, televisionou a abertura da Feira Mundial de Nova York, incluindo um discurso do presidente Franklin Delano Roosevelt, que foi o primeiro presidente a aparecer na televisão.

Feira Mundial de Nova York de 1939.

Mais tarde, naquele mesmo ano, a rádio RCA começou a comercializar os primeiros modelos de televisão, com sua tela de, impressionantes, 12 polegadas de tamanho.

No Brasil, a televisão chegou apenas na década de 50, por iniciativa do jornalista e empresário Assis Chateaubriand. Ele fundou a TV Tupi em 1950, na cidade de São Paulo, e logo depois começou a importar aparelhos de TV dos Estados Unidos.

 

 

Fontes: New York University, O Globo
Imagens: Reprodução