Em que ano a internet foi criada e quem foi seu inventor

É difícil imaginar uma tecnologia que tenha causado tanto impacto na sociedade contemporânea como a internet, talvez a criação da televisão na década de 20 seja a que chegue mais perto. A forma como os seres humanos se relacionam foi completamente modificada após seu advento. A internet foi criada com um finalidade diferente da qual ela tem hoje, assim como aconteceu com várias outras tecnologias, os propósitos eram militares.

Em que ano a internet foi criada?

O primeiro protótipo da Internet veio no final da década de 1960 com a criação do Advanced Agency Research Agency (ARPANET), a primeira rede de computadores do Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

A internet permitia que vários computadores se comunicassem em uma única rede. A tecnologia continuou a crescer na década de 1970, depois que os cientistas Robert Kahn e Vinton Cerf desenvolveram o Protocolo de Controle de Transmissão e o Protocolo de Internet, ou TCP/IP, um modelo de comunicação que estabeleceu padrões para a transmissão de dados entre várias redes, usado até hoje.

Foi no inicio da década de 80, em 1983, que os pesquisadores começaram a montar redes que se tornaram a internet que conhecemos hoje. O mundo on-line assumiu a forma que tem atualmente em 1990, quando o cientista da informática Tim Berners-Lee inventou a World Wide Web (www). Embora muitas vezes seja confundido com a própria Internet, a web é, na verdade, apenas o meio mais comum de acessar dados on-line sob a forma de sites e hiperlinks. A web ajudou a popularizar a Internet entre o público e serviu como um passo crucial no desenvolvimento de uma grande quantidade de informações que a maioria de nós agora acessa diariamente.

Quem foi o inventor da internet?

Como você deve imaginar, uma tecnologia tão abrangente como a internet  não poderia ter sido criada por apenas uma pessoa. Desde Nicola Tesla, com a ideia de um “sistema sem fio mundial”, até os engenheiros do MIT que deram os primeiros passos práticos, dezenas de pessoas contribuíram para criar o que conhecemos hoje como internet.

 

Fonte: History
Imagens: Reprodução