Enem: 4 dicas para aumentar sua nota nas provas

Nos dias 5 e 12 de novembro as provas do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, serão aplicadas em todo o Brasil.

Embora o tempo agora esteja curto para se preocupar com dicas de estudo para o exame, não custa nada revisar as principais matérias e reler as técnicas de redação, não é mesmo?

Mas, não é só isso que vai fazer você ter uma boa nota no Enem. Ao que tudo indica, planejar melhor o tempo das respostas e organizar a ordem de resolução de cada item são algumas dicas preciosas para se sair melhor no resultado final.

Abaixo, como você vai ver, listamos algumas estratégias que os especialistas em Educação e no próprio Enem ensinam para que os candidatos tenham maior sucesso nas provas. Como você vai ver, as dicas são bem simples e dependem apenas de organização.

Confira 4 dicas para aumentar sua nota no Enem:

1. As provas de Matemática e de Redação são as que precisam receber mais atenção. Elas são as que mais rendem pontos no exame.

2. A precisão na hora do exame é primordial já que acertar uma questão difícil e errar uma fácil pode baixar a nota. Então, fique atento e dê prioridade às questões que parecem fáceis e só depois parta para as mais complexas.

3. Planeje bem seu tempo porque você só tem 3 minutos para responder cada questão. Se ultrapassar muito esse tempo em uma ou em mais questões, pode acabar ficando sem tempo para o restante das provas.

4. Chutar não é uma boa opção! A Teoria de Resposta ao Item (TRI), método usado para a correção da prova é capaz de identificar quando um candidato chuta no exame.

Sobre a TRI, ela consiste em um conjunto de modelos estatísticos. Basicamente, ele qualifica as questões seguindo três parâmetros: poder de discriminação, que é a capacidade da questão de diferenciar os alunos em relação à dificuldade; o grau de dificuldade e a possibilidade de acerto ao acaso.

E aí, acha que as dicas podem ajudar você é se sair melhor no Enem? Se você tiver suas próprias técnicas não deixe compartilhar conosco nos comentários!

E, se você estiver estudando, mas não necessariamente para o Enem, não deixe de conferir também esses palpites: 7 dicas para passar em qualquer concurso público.

Fonte: Guia do Estudante