Fazenda Dona Carolina, um hotel que faz você viajar no tempo e voltar ao Brasil colonial

Se você busca um refúgio de paz, longe do ambiente urbana, você precisa passar pelo menos um final de semana na Fazenda Dona Carolina, no Estado de São Paulo. Localizado em Itatiba, há 110 km da cidade de São Paulo, o hotel fazenda oferece luxo e conforto, ao mesmo tempo que conserva a rusticidade do campo da época do Brasil Colônia.

Aliás, o que hoje é um hotel belíssimo e com acomodações modernas, já foi a Fazenda Jaboticabal, construída em 1872 por Dona Carolina e seu marido José Alves Cardoso. Na época, a fazenda era uma importante produtora de café, traço que conserva até hoje, juntamente com sua refinada produção de cachaça.

Ainda sobre a história da Fazenda Dona Carolina, este local foi um dos pioneiros do movimento abolicionista no país.

Antes mesmo da lei assinada pela Princesa Isabel, em 1888, os antigos donos do lugar libertaram seus escravos e concederam a elas um terreno de 100 alqueires, mesmo tamanho da propriedade naquela época, para que pudessem trabalhar e construir uma vida sem os grilhões das senzalas.

Cachaça e café

Embora com produção menor que na época da colônia, a Fazenda Dona Carolina ainda produz os melhores grãos da região. O diferencial, conforme os proprietários, é o processo de colheira apenas uma vez por ano, além do processo artesanal de secagem (de 15 a 30 dias no terreiro), torrefação e moagem, que garantem a qualidade do produto.

A cachaça feita na fazenda também é bastante famosa. Feita lentamente em alambiques de cobre, a bebida é armazenada em dornas especiais de jequitibá rosa, que impede a transferência de cor, aroma e paladar; e envelhece em tonéis de carvalho importados da Escócia.

Ambos os produtos podem ser degustados no hotel ou levados para casa, pelos visitantes.

Gastronomia da fazenda

Como em toda casa de família do período colonial, a gastronomia da Fazenda Dona Carolina é um dos pontos fortes do lugar. Além do cardápio variado, desenvolvido especialmente para o hotel, os ambientes das refeições também são uma atração a parte.

Pela manhã, os hóspedes têm a oportunidade de tomar a primeira refeição do dia, tradicional e completa, servida no Café do Bosque. No almoço e no jantar, é possível escolher entre o Restaurante Seo Oscar e Cavalariça, com buffet variado de saladas, pratos quentes, massas e sobremesas; e o Restaurante Quiosque, um lugar de refeições mais informais, com forno a lenha e churrasqueira, por exemplo.

Isso, claro, sem contar o requintado Bar do Piano, com seu piano de cauda, balcão de madeira secular e uma varanda com vista para a montanha; e o Bar da Piscina, onde os hóspedes podem relaxar e pedir drinks e coquetéis à beira da piscina climatizada e quase sempre com música ao vivo.

Para passar o tempo na Fazenda Dona Carolina

Além de todo ambiente aconchegante da fazenda e das acomodações luxuosas, quem fica na Fazenda Dona Carolina pode ainda desfrutar de bons momentos no SPA, com tratamentos estéticos e antiestresse, como sauna seca, sauna úmida, hidromassagem, massagens relaxante, drenagem e modeladora; limpeza de pele e até mesmo salão de beleza.

Outra forma de passar o tempo no hotel é fazendo atividades ligadas à vivência da Fazenda, como o passeio de trator, ordenha de vacas, pesca, visita à produção de café e de cachaça, ao cultivo de cana de açúcar.

Quem gosta de um pouco mais de adrenalina, pode se aventurar nas tirolesas (com 190 metros de percurso), nas trilhas e desafios de arvorismo, parede de alpinismo, aulas de arco e flecha, passeios a cavalo, de caiaque, slackline e de bike.

A fazenda também conta com espaços como piscina climatizada adulto e infantil, redário, salão de jogos, academia, campo de futebol gramado, quadra de vôlei, quadra de tênis, playground e brinquedoteca.

Acomodações

Quem se hospeda na Fazenda Dona Carolina pode escolher entre as maravilhosas suítes Luxo, Luxo Vip, Júnior, VIP e Master.

Todas elas com vistas privilegiadas para as montanhas ou para o bosque, além de comodidades como cama king size e/ou solteiro, ar-condicionado, TV por assinatura, frigobar, banheiros em mármore Travestino e enxoval em algodão 300 fios.

Tarifas

O hotel conta com serviços 24 horas, Wi-Fi e computadores com acesso a internet. Para quem gostar de uma chegada triunfal e inusitada, o hotel fazenda também conta com um heliponto.

Para desfrutar de todo o luxo e conforto do lugar, as tarifas variam entre R$ 1.182,00 a R$ 2.862,00. Os valores das taxas, no entanto, podem ser reajustados durantes os finais e semanas e feriados.

Alguns serviços oferecidos pelo hotel, como do SPA e os passeios são cobrados separadamente.

Veja outras fotos da fazenda:

Contatos e reservas

Tel – (11) 4534-9863 / 4534-9850
Site – www.hotelfazendadonacarolina.com.br
Facebook – /HotelFazendaDonaCarolina
Instagram – @fazendadonacarolina

Ficou com vontade de viajar? Talvez você também queira incluir na sua lista de “Vale conhecer”, esse outro pedacinho de paraíso no Brasil: Conheça a Morada dos Canyons.